acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 14 de agosto de 2016

Pai é pai. É paidégua!

Por João Bosco de Araújo
Jornalista boscoaraujo@assessorn.com  

foto acervo família/1975
Não tenho mais idade de ficar pendurado nos braços de meu pai. Também pudera, ele não vive mais neste mundo de mortais. Mas vivo pendurado nas suas recordações! Quem mandou ser um paizão? Dos sete filhos que deixou, sei da possibilidade de ter contraído outros sete, vezes sete por onde andou em terras pernambucanas e caminhos deste sertão, montado em lombo de burro durante vinte anos.

Não tenho as provas, só as trovas. Parou aos 40, perto dos anos 1950, recomeçando vida nova no torrão onde nasceu, para nunca mais sair. Seu pedaço de terra no Umbuzeiro era um todo de sua vivência, em pleno sertão caicoense.

Não sei se por eu ter os seu traços – mais do que os outros filhos –, ele me reservava atenção especial, que me regozija a manter essa afinidade infinita. Cumplicidade de pai e filho. Revelava-me, sabiamente, laços de seus ancestrais, suas andanças, esperanças; apontava caminhos de retidão, labutas, crenças, desavenças, paixões. Que pensamento poderia frasear: “O Brasil é grande, o mundo é pequeno!”

Pai só se tem uma vez. E tem que viver como muita paixão. Emoção que um dia transcrevi, rabiscando numa folha de caderno e anotei:

“Travessa Travessia”
Travessando a porteira eu cantei/ Sorri, brinquei, chorei/
Travessando a fronteira eu rezei/ Senti, pensei, estudei/
Travessando a ponte.../ Eu não sei. /

Faz pouco tempo que eu cheguei/
Ainda não sei como se foi/
É tanto tempo que passei/
Distante daquele que me pôs.

Um dia, na mais pura sabedoria e inocência de uma criancinha eu também tive a bênção de ser pai. Aos dois aninhos de idade Maria Fernanda me adota como pai, seu pai de fé, de verdade, de comunhão. Pai de todas as glórias.

A exemplo de meu velho e amigo pai Pedro Salviano de Araújo, de tantas vidas por mim e a seus outros filhos, meus irmãos, dedicou com afinco, sem limites, sem restrições, na certeza do dever cumprido nesta terra como pai.

Um “pai d’égua”, no melhor sentido da palavra.

E que Deus abençoe a todos os pais, de todas as terras. Amém!

- Texto original de outras publicações em 2009, nos 102 anos de nascimento do pai Pedro Salviano de Araújo e 28 de sua morte.

©2016 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template