acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Veículos automotores no país terão novas placas a partir de 2017

Reprodução foto Min. das Cidades/divulgação
O novo padrão de placas de veículos no Brasil vai começar a funcionar a partir de 2017. As placas têm modelo único como nos países do Mercosul e lembram o sistema aplicado na União Europeia. Todos os modelos do Brasil deverão ter a nova identificação até 2020.

O cronograma e a regulamentação das novas placas foram estabelecidos pela Resolução nº 590 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (27/05). As novas placas têm 40 cm por 13 cm, fundo branco, margem superior azul e a bandeira do país de registro do veículo. Segundo o Contran, a partir de 1º de janeiro de 2017, todos os veículos novos deverão possuir o novo modelo. A medida vale também para veículos em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas. Estados e o Distrito Federal podem antecipar as exigências, desde que autorizados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran).

Até 31 de dezembro de 2020, todos os veículos do Brasil deverão utilizar o novo modelo com padrão Mercosul. As placas terão ainda uma película microprismática para dificultar a falsificação. Esse elemento deverá ser aplicado até 2021, caso a tecnologia seja disponível para toda a frota.

Com as medidas, as placas terão fundo branco; a diferença entre o uso de cada veículo será apontado pela cor dos caracteres. Veículos particulares terão letras e números na cor preta e comerciais em vermelho. Modelos de uso oficial ou representação, azul; corpo consular, dourada; veículos em experiência ou fabricantes, verde; modelos de coleção (acima dos 30 anos), caracteres na cor cinza prata.

No caso das motocicletas, as medidas são 20 cm x 17 cm, com o mesmo design e três letras na linha superior e três números e uma letra na inferior. Continua obrigatório o uso de duas placas nos carros e veículos pesados e apenas a traseira em motos, ciclomotores e carretas.

No Brasil foi adotado o modelo que terá uma tira holográfica à esquerda, ao lado um código bidimensional, com a identificação do fabricante, a data de fabricação e o serial da placa. No lado direito, será colocada a bandeira da unidade da Federação com o Brasão do município de registro do veiculo. [com informações nos jornais online]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template