acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 12 de abril de 2016

Saúde: Núcleo do RN promove oficina de comunicação


Fotos: nucom/nems.rn/divulgação

O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN) promoveu, na última quinta-feira (7/4), uma oficina de comunicação e informação para os trabalhadores do órgão. O evento permitiu disseminar e compartilhar as informações produzidas através da Comunicação Social e os acessos disponíveis nos canais de divulgações e conteúdos inseridos nas homepages do Ministério da Saúde.

Os trabalhos foram apresentados no auditório do órgão, em Natal, pelos servidores João Bosco de Araújo, do Núcleo no RN, e Fabiana Botelho Conte, do Núcleo de Comunicação da CGESP/SAA/SE/MS. O evento coincidiu com as datas pertinentes ao ‘Dia do Jornalista’ e ‘Dia Mundial da Saúde’, temas focalizados nessas duas áreas, por serem também comuns no cotidiano dos profissionais de comunicação em saúde. 

Considerada pela área de Capacitação, um bom público de participantes, em relação à média que se realiza no auditório do Núcleo, o fato de ter sido distribuído, antecipadamente, um questionário de avaliação dos acessos dos trabalhadores do NEMS/RN aos canais virtuais disponíveis no Ministério da Saúde, foi mais um motivo para despertar interesse ao evento, consolidado nas demandas dos servidores durante  elaboração do Plano de Educação Permanente.

Resultados da pesquisa

Na pesquisa, foram questionados cinco itens, primeiramente para saber sobre os acessos na Intranet do MS e seus conteúdos, caso a mesma esteja disponível ao ligar o computador no trabalho. A outra pergunta se refere ao Portal da Saúde, (homepage externa), em seguida sobre o site 2q       */ do DATASUS, de acessos mais comuns nos processos de funcionalidade nos Núcleos estaduais, e por fim, para saber das outras redes sociais disponíveis pela Assessoria de Comunicação do MS.

Os resultados foram analisados e comentados na segunda etapa e encerramento da oficina. Em média, a metade do público questionado respondeu que acessa diariamente/sempre a Intra Saúde e a internet. Os que nunca acessam a internet foram 25% e jamais a internet, 31,82%, e esse mesmo percentual para quem acessa eventualmente o Portal da Saúde. Para quem ao ligar o computador a Intra Saúde do MS esteja disponível, 50% sempre lê os conteúdos de notícias e 9% acessa eventualmente. Já 36,36% conferem os links de conteúdos funcionais e 4,45% nunca clicam nos links da Intra Saúde.

Em relação ao site do DATASUS, a pesquisa mostra uma porcentagem maior do que as outras páginas disponíveis pelo MS, ou seja, 52,38% acessam diariamente; outros 28,57% conferem eventualmente; e nunca acessam o site do DATAUS, 19,05%. Para as redes sociais disponíveis no MS, a maioria respondeu que sim (63,64%) e 36,36%  disseram que nunca acessam.

O questionário foi respondido sem identificação de nome, apenas indicando se é servidor efetivo, trabalhador terceirizado, cedido ou estagiário. A tabulação para análise dos dados foi em consideração a vinte e duas respostas da pesquisa resumida. Cerca de trinta pessoas participaram do evento.

Sugerido emitir opinião, apenas 9,10% fizeram comentários, entre os quais afirmando achar confuso o acesso ao Portal do Ministério da Saúde, ainda mais em se tratando de informações dos Núcleos Estaduais, sendo este assunto o mais analisado no debate com o público presente, nesse contexto, gestores e responsáveis por áreas de trabalho no Núcleo do RN.

A oficina “Comunicação e Informação: Acessos e canais disponíveis no Ministério da Saúde” foi promovida pela área de Comunicação do NEMS/RN, em parceria com a Capacitação do Núcleo, convidando a servidora Fabiana Conte para colaborar com os trabalhos de conteúdos apresentados, por sua experiência como jornalista da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde e atualmente no Núcleo de Comunicação da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério. [Portal Saúde] 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template