acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sede do Ministério da Saúde no RN realiza vistoria para combate ao Aedes aegypti

Foto: nucom/ms-rn
Para dar continuidade as ações de planejamento na mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti, o Núcleo Regional do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN) realizou, nesta quinta-feira (18/02), a rotina de vistoria no prédio-sede do órgão em Natal. O trabalho foi concluído pela equipe de combate epidemiológico, da Secretaria municipal de Saúde.

Os agentes de saúde vistoriaram banheiros e instalações sanitárias, caixas de água, cozinhas de todos os andares do prédio, depósitos de materiais, entornos e escoadores de áreas externas, hortas e vasos expostos em janelas e sacadas, laje, áreas de descarte de sacos de lixo, bandejas de aparelhos de condicionadores de ar, dentre outros itens de limpeza e manutenção, utilizando medidas adequadas para aplicação do tratamento da água ou retirada de recipientes com água.

De acordo com a planilha apresentada, os técnicos relataram que nenhum foco do mosquito foi encontrado durante a vistoria realizada.    

Intensificar debate

Dentro da programação de eliminação do mosquito, a mobilização será intensificada na terça-feira, dia 23/02, com uma palestra/treinamento no auditório sede do NEMS/RN, em Natal, a partir das 14h30, sobre o Aedes aegypti e que será ministrada por funcionários da Unidade de Saúde do Distrito Leste da capital, que estão realizando ações efetivas de prevenção em órgãos públicos localizados em Natal.


Ainda antes da mobilização em nível nacional, o Núcleo do RN debateu as consequências e combate ao mosquito transmissor do vírus, com uma palestra no dia 21 de janeiro por uma profissional de saúde do Departamento de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde de Natal.

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nas repartições públicas do governo federal em todo o país foram iniciadas com o “Dia D da Faxina”, em 29 de janeiro, e o Núcleo do Ministério da Saúde no RN teve sua participação com a faxina de limpeza realizada por funcionários de serviços gerais do órgão.


A meta, segundo orientação dos organizadores de planejamento das ações, é que todos têm de estar envolvidos no combate ao mosquito causador de doenças como dengue, chikungunya, febre amarela e o Zika vírus, que pode causar microcefalia em bebês, por se tratar de uma mobilização massiva e continuada que não deve se exaurir, mas compreender ações efetivas de prevenção, limpeza, educação, comunicação e esclarecimentos que contribuam para que cada servidor ou colaborador seja um multiplicador nos ambientes de trabalho, doméstico e comunitário. [Comunicação Núcleo RN/MS]

©2016 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template