acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Corpo de Dona Lourdes foi enterrado em Caicó; católica educou com pulso forte

Foto: blog gláucia lima   
Após missa de corpo presente na Igreja do Rosário, foi sepultado na manhã desta quinta-feira (27), no cemitério Campo Jorge, o corpo da caicoense Maria de Lourdes, que faleceu na cidade ontem, aos 96 anos de idade. Educadora e católica, por muitos anos Dona Lourdes foi professora e proprietária do Externato São Francisco de Assis, tradicional estabelecimento de ensino do qual muitos caicoenses e seridoenses hoje acima de cinqüenta anos foram alunos.

Maria de Lourdes era filha de Miguel Elpíades, que segundo pessoas próximas da família, ainda jovem ela estava com paralisia e não andava, no entanto fez uma prece à Nossa Senhora e foi curada da enfermidade. A partir de então passou a cuidar e zelar da igreja de Nossa Senhora do Rosário, na mesma rua ao lado da casa de seus pais, onde ela construiu o educandário. Até a época da prece, o prédio da igreja era mal cuidado, sem pintura, onde se realiza a Festa da Irmandade dos Negros do Rosário de Caicó, agora o Santuário do Rosário.
    
Hoje, médicos, engenheiros, educadores, e muitos outros, profissionais ou não, já aposentados, estudaram no “Externato de Dona Lourdes”, com as cores cinza e branca. Todos eles ainda contam detalhes de sua educadora, rígida, íntegra, administrava com pulso forte o educandário estudantil e religioso, ensinamentos que conduzia a uma integridade civilizatória na fé cristã.        

Entre as peculiaridades de Dona Lourdes, o automóvel do Externato, uma Kombi Volkswagen que ela mesma dirigia no tempo da escola, que continua guardado na garagem.

Deus a tenha em sua glória eterna!

Na foto, Dona Lourdes recebe a visita do deputado caicoense Vivaldo Costa.

©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Um pequeno equívoco no texto "Corpo de Dona Lourdes foi enterrado em Caicó; católica educou com pulso forte", em verdade Dona Lourdes, minha saudosa Tia Ulinha, era filha de Martinho Elpídio de Medeiros e não Miguel Elpíades como consta no texto.

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template