acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Centro de Humanas e Artes da UFRN ganha novo painel produzido pelo professor Wendel e alunos

Alunos da UFRN em conjunto com o artista Wendell Batista criam novo painel de destaque do CCHLA

Foto por Rafaela Saldanha/divulgação
A comunidade acadêmica do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte passa a contar com um painel feito em mosaico, no hall de entrada do Centro, produzido pelo artista potiguar Wendell Santos Batista e seus alunos, durante a realização da oficina “Mosaico Artístico para Arquitetura”. A obra será inaugurada dia 3 de setembro, às 17h.

A ideia surgiu de uma iniciativa do CCHLA através dos professores, Herculano Campos e Teodora Alves em parceria com Wendell Batista.  Os alunos inicialmente não sabiam que suas obras contribuiriam para a realização do painel, primeiramente se começou com a elaboração de mandalas e a partir delas se acrescentaram flores, moldes geométricos, rostos com curvas e movimentos, que compõem toda a obra.

A produção do painel durou 3 meses e  contou com a participação dos alunos Álvaro Paraguai, Alyson Santos, Diana P, Françoise Valéria, Judite Pandolfi, Ana Letícia, Raissa Figueiredo e Raisa Santos. O artista comenta que, “eu tinha muito expectativa sobre essa obra e é muito gostoso vê-la fixada na parede. Nenhum dos meus alunos esperava que esse trabalho ganhasse essa dimensão, nenhum deles viu a obra concluída e alguns terão uma grande surpresa ao vê-la na inauguração. Também é muito bacana ver que as pessoas estão gostando e comentando sobre o trabalho e tendo uma ideia positiva sobre ele”.

O conceito da obra era trabalhar o humano, na possibilidade do existencial com base na ideologia das mandalas, dividida em três camadas: a mais exterior refere-se ao ser humano em uma posição mais social com o outro; a camada entre a exterior e a central seria mais voltada subjetividade e individualidade humana e a camada central seria o núcleo, que se refere ao ser mais espiritual.  A árvore vem para mostrar a existencialidade da vida, do crescimento humano junto da realidade de cada um, pois cada mandala corresponde a uma subjetividade individual de cada aluno.  Segundo Wendell Batista,  “esse é o legal dessa obra, ela não pertence a mim e nem aos alunos, mas a todos”, comenta. [por Rafaela Saldanha].

Assessoria de Comunicação
CCHLA/UFRN /(84) 3342-2243
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template