acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Boletim ONG Baobá;entrevista com Mário Mantovani e homenagem a Alexandre Alter Wainberg

Reprodução reportagem intertvcabugi
O diretor da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, concedeu entrevista ao vivo no BOM DIA RN, no dia em 20 de agosto de 2015, expondo a importância do mangue e também os prejuízos do Projeto de Lei 063/2015, aprovado pela Assembleia legislativa recentemente e que deverá ser apreciado pelo governador nos próximos dias.

Segue a entrevista na íntegra de Maria Mantovani ao reporte Francisco Junior da InterTv Cabugi.

Aqui comigo está Mario Mantovani, diretor da Ong SOS Mata Atlântica, ele vai falar melhor para a gente caso esse projeto seja realmente colocado em prática. Bom Dia!

Resposta de Mário Mantovani
Bom dia! Na realidade a gente sabe que o mangue representa a vida no mar, a economia do mar. O mangue garante não só do ponto de vista da pesca do extrativismo,  e até mesmo da qualidade de vida das praias na condição de um litoral muito bom. Mas aqui a gente percebe na região que esse mangue, faz um papel de purificar a região. Seria muito mais caro para a sociedade ter que recuperar por exemplo, um braço de mar como esse aqui. O que nós esperamos que essa atividade,  ela teve um momento muito grande do ponto de vista econômico. Mas, hoje é decadente por conta de todos os impactos, até os próprios bancos que financiavam essas atividades hoje não os fazem mais. Por ser ilegal, vamos dizer assim, é uma atividade de tanto impacto que não querem mais esse tipo de financiamento.

E qual seriam os impactos caso a criação de camarão fosse autorizada nessas áreas?
Desde poluição muito forte até pelo uso de antibióticos para tratar essas larvas de camarão. Isso tudo acaba causando impacto na vida do mar, os peixes que nós não vamos ter mais na região, essa é uma economia que tem muito gente que depende, os empregos que geram a carcinicultura a produção de camarão, eles não chegam nem perto daquilo que hoje muita gente depende da sobrevivência do mar, graças ao mangue.

O projeto foi aprovado dia 16, do mês passado, o que ele autoriza especificamente?
Primeiro ele é inconstitucional, não pode, não cabe a assembleia dar essa atribuição ao poder publico aqui no estado do Rio Grande do Norte.

O que nós queremos é que talvez os deputados induzidos ao erro achar que uma atividade econômica, espelhando olhado para traz não perceberam que esse é um momento que já passou na economia, nós não podemos, nós temos que aprender com os erros que aconteceram com os outros estados. Então os impactos diretos disso? A gente trazendo grande carga poluidora pro mangue, e esses mangues ainda com toda essa pressão que existe hoje, urbana... até mesmo da retirada do mangue, da ocupação e expansão urbana, com a carcinicultura (a criação de camarão) ele vai agravar muito mais esse impacto ambiental.

Teriam uma maneira sustentável tanto da parte econômica com a parte de preservação do meio ambiente, elas poderiam andar juntas?
Sim, por exemplo não impede de você ter uma atividade econômica de produção de camarão. Não no Mangue!
Nem na forma que foi colocada na lei. Ela praticamente libara tudo, que também é inconstitucional. É uma lei que vai contra a legislação superior. Então nós estamos vendo que foi até quase uma afronta para mostrar serviço num momento de crise como agora. Nós temos que garantir isso. Que isso é de todos. No caso, da produção de camarão, alguém ganha e todos nos pagamos. E a gente não quer isso! Nem para a natureza, nem para a sociedade e muito menos para a economia.

Ok Mário! Muito obrigado pelas informações. Todo esse assunto vai ser discutido hoje no IFRN.

Fonte:
http://globotv.globo.com/inter-tv-rn/bom-dia-rn/v/importancia-do-manguezal-sera-tema-de-evento-realizado-pelo-projeto-campus-verde-no-ifrn/4407370/


24.8.15 - SEGUNDA-FEIRA NA PIPA
CINEDEBATE "A LEI DA ÁGUA: A IMPORTÂNCIA do MANGUEZAL”

Cartaz/divulgação
Homenagem a Alexandre Alter Wainberg

A ONG BAOBÁ convida os amigos e a população para uma homenagem ao nosso querido amigo ALEXANDRE ALTER WAINBERG que será realizada na Praia da Pipa/RN, dia 24 de agosto, segunda feira, a partir das 19 horas na Praça dos Pescadores.

A programação consta da apresentação do Grupo de Capoeira Terra do Sol, exibição do filme "A Lei da Água" de André D'Elia, um debate sobre o filme e do indesejável Projeto de Lei 063/2015 que causará graves danos aos manguezais do RN.

Alexandre Alter Wainberg, biólogo marinho, cientista e pesquisador, carcinicultor com referência no país por ser pioneiro no cultivo de camarão e ostras orgânicas, foi assassinado em sua fazenda no município de Tibau do Sul/RN, na manhã do dia 30 de julho, num crime que ainda não foi elucidado.
O filme “A Lei da Água” é um documentário que explica a relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira. Mostra a importância das florestas e dos manguezais para a conservação dos recursos hídricos no Brasil. A qualidade e a quantidade de água que temos disponível, está diretamente relacionada à legislação ambiental. O filme dá voz a agricultores e especialistas. Entre os entrevistados a Dra. Yara Schaeffer Novelli, oceanógrafa do Depto. de Oceanografia Biológica/USP, uma das maiores autoridades mundiais sobre manguezais.

O evento conta com o apoio do Núcleo Ecológico da Pipa (NEP) e do Santuário Ecológico de Pipa.

Programação:
- Local e horário: Segunda Feira, 24/8/2015 às 19 horas na Praça do Pescador, Praia da Pipa/RN.
- 19 horas apresentação do Grupo de Capoeira Terra do Sol
- 20 horas exibição do filme "A Lei da Água" de André D'Elia
- Homenagem a Alexandre Alter Wainberg

São parceiros ainda do evento: o EducaPipa, o IBAMA, o IFRN/Campus Central, o CND – Comitê Natal de Direitos e a OAB/RN – Comissão de Direito Ambiental.
Informação:
July Yukie (84)99622.1103
Haroldo Mota (84)9927.6555

Haroldo Mota
[haroldofmota@gmail.com]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template