acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros usa a rede pública de saúde

Maioria dos usuários aprovam atendimento no SUS

Luana de Jesus Silva Ferreira, 22 anos, é uma das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que se diz satisfeita com o serviço que utiliza. Desde que ficou grávida, ela recebe atendimento do Posto 7 (Unidade Básica de Saúde), perto de casa. Lá ela fez o pré-natal e hoje em dia leva o filho, Pedro, para as consultas de rotina, quando é verificado peso e altura, o desenvolvimento cognitivo do bebê para tomar vacinas.“Não tenho a dizer contra, sempre sou bem atendida”, elogia.

O parto, também na rede pública, foi outra boa experiência com o SUS. Pedro nasceu na Casa de Parto São Sebastião, referência no Distrito Federal. “Foi muito diferente do que se eu tivesse tido em um hospital. Sei por que minha irmã teve (filho) em um”, avalia. “Tive na banheira e contei com toda a assistência”, conclui.

Na primeira semana de junho, o Ministério da Saúde (MS) divulgou dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A sondagem constatou que a maioria dos brasileiros utiliza a rede pública de saúde: 71,1% da população. A principal porta de entrega é a Unidade Básica de Saúde (UBS), com 47,9%. No ano passado, foram feitas 1,4 bilhão de consultas médicas e 4,1 bilhões de tratamentos ambulatoriais (procedimentos simples feitos nas UBSs) e 11,5 milhões de internações. [Blog da Saúde > Saiba mais] 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template