acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Arcebispo de Natal participa de seminário sobre desertificação em Caicó

O Arcebispo Metropolitano de Natal e presidente do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC),  Dom Jaime Vieira Rocha, participa de um Seminário sobre Desertificação, na próxima quarta-feira (17), no Centro Pastoral Dom Wágner, em Caicó. O evento é  promovido pela Diocese de Caicó, em parceria com o  SEAPAC, Departamento de Combate à Desertificação (do Ministério do Meio Ambiente), Agência de Desenvolvimento do Seridó (ADESE) e o Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó Piranhas Assu.

O evento pretende reunir 200 participantes, entre os quais bispos, padres, representantes de pastorais sociais, prefeitos, presidentes de sindicatos, de associações e de movimentos sociais, das universidades, imprensa e órgãos públicos federais e estaduais e políticos. A abertura será presidida pelo Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, às 8h30. Os debates sobre a luta contra a desertificação terão a presença de autoridades e estudiosos do tema em níveis nacional e estadual.

O Seminário terá uma Mesa de Debates, às 9 horas, focando o “Cenário Hídrico da Bacia do rio Piancó-Piranhas-Açu”, referente ao enfrentamento à crise hídrica, com palestrantes e debatedores.


O tema será abordado por Paulo Lopes varela Neto, diretor de gestão da Agência Nacional de Águas (ANA); por Gisela Damm Forattini, diretora de Planejamento da ANA e Rodrigo Flexa Ferreira Alves, superintendente de regulação da ANA. Os debatedores do tema serão Mairton França, Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), do Rio Grande do Norte; João Azevedo Lins Filho, Secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, da Paraíba; e Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Caxias do Sul-RS. O mediador do debate é o Articulador Estadual do SEAPAC, agrônomo José Procópio de Lucena.

Às 14 horas, haverá a apresentação das atividades do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente / Secretaria Executivo da Comissão Nacional de Combate à Desertificação, a cargo de Francisco Barreto Campello. Ele é coordenador do Departamento de Combate à Desertificação e Ponto Focal Técnico do Brasil na Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação .

A Região do Seridó é uma das áreas do estado do Rio Grande do Norte que correm risco de desertificação.

Assessoria de Comunicação do SEAPAC
(84) 9982-9723

pascom@arquidiocesedenatal.org.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template