acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Boletim ONG Baobá

Em comemoração ao Dia da Terra, 22/04, as ONGs Baobá e SOS Mangue lançam a Campanha “Faça uma Criança Enxergar Melhor o Mundo”.

Cartaz/divulgação
Projeto de Educação Ambiental
Das Ongs Baobá e SOS Mangue em prol do movimento “Salve os Mangues do Potengi”, em parceria com empresas e outras entidades, tendo como um dos objetivos a doação de óculos, para 60 alunos da rede estadual de ensino. Os estudantes contemplados passarão por exames oftalmológicos arcados pelo projeto.

O outro objetivo
É alertar a sociedade sobre a importância da preservação para regulamentar a área do ecossistema manguezal do estuário do rio Potengi e Jundiaí (ZPA 8) em Natal e a criação do Parque Estadual dos Mangues do Potengi. O que se tem em vista é o caráter monumental de suas dimensões e sua importante função ecológica, paisagística, histórica e social.

As escolas estaduais eleitas pelo projeto
Os alunos contemplados com o projeto são estudantes da Escola Estadual Machadão em Ponta Negra, da Escola Estadual Nestor Lima, localizada na R. São José e do Mascarenhas Homem na Av. Prudente de Morais.

Realização de sorteio
Para cobrir os custos do projeto, será realizando um sorteio no modelo rifa entre amigos. Os participantes contemplados ganharão: passeios de helicópteros, passeios de barco no rio Potengi, almoços em restaurantes vegetarianos e hospedagem em hotéis de Pipa e Baia Formosa.

O passeio de helicóptero
Levará 16 pessoas, em quatro voos, para sobrevoar a floresta dos mangues do rio Potengi, na Zona de Proteção Ambiental 08 e do futuro Parque Estadual dos Mangues do Rio Potengi.

Valor da cartela
Cada rifa/cartela será vendida ao preço de R$ 5,00 (cinco reais).

Local de venda
Banca de revista Ladeira do Sol, na Av. Afonso Pena, no bairro de Petrópolis; Revistaria Ponta Negra, na Av. Roberto Freire no Ponto 7; no Restaurante Enquanto Seu Lobo Não Vem, na Rua Renato Guilherme Kaiser, 27 - Capim Macio; na Horta Orgânica Capim Macio, na Rua Américo Soares Wanderley, 1937, em Capim Macio e amigos das ONGs Baobá e SOS Mangue.

O Dia do Sorteio
Em 22 de maio de 2015, Dia Mundial da Biodiversidade, ocorrerá o anúncio dos nomes dos ganhadores dos passeios de helicóptero e barco no Rio Potengi e dos demais prêmios do projeto através de emissora(s) de rádio e/ou TV de Natal/RN.

Presentes no sorteio
A Procuradora Dra. Marise Costa, o superintendente do Ibama Sr. Alvamar Queiroz, os representantes das ONGs responsáveis pelo projeto e o fotojornalista Canindé Soares.

Data do Passeio de helicóptero
Os organizadores do evento informarão aos ganhadores o dia da realização do voo panorâmico pela floresta dos mangues.

Importante
Cada participante deve ler o regulamento nos lincks abaixo:
www.facebook.com/pages/ - faça uma criança enxergar melhor o mundo
http://arvoresdapaz.blogspot.com.br/façaumacriançaenxergarmelhoromundo

Assine a petição online

Digitando a frase no google “Salve os Mangues do Potengi” – Avaaz
Maiores informações
Haroldo Mota (84) 9927.6555 – 8845.4603
Rogério Câmara (84) 8706.0573   
baobacontato@gmail.com
Realização
ONG Baobá
SOS Mangue
Parceiros
OAB/RN – Comissão de Direito Ambiental
IBAMA/RN
ACIRN
Ótica Opção
LucGraf
Potengi Tur
Pousada Mediterrânea
Hotel Pousada ChaleMar
Restaurante Enquanto Seu Lobo Não Vem
Nativos Restaurante
CDF – Colégio é Curso
Escola Estadual Machadão
Escola Estadual Nestor Lima
Escola estadual Mascarenhas Homem

Você sabia?
- Que entre as capitais brasileiras a cidade de Natal possui a maior reserva de manguezal em área urbana do país e pouco conhecida pelos moradores da cidade. O Projeto “Parque Estadual dos Mangues do Potengi” vai tornar possível essa nova vocação turística para a visitação e centro de pesquisa e estudo.

- Que os ecossistemas marinho-costeiros são capazes de absorver muito carbono, mais do que as florestas terrestres. Os territórios marinho-costeiros têm um alto valor monetário em função de seus “serviços ecossistêmicos”. Segundo agências da ONU, o valor monetário desses “serviços ambientais” chegaria a 25 trilhões de dólares por ano.  Elas afirmam que as áreas marinho-costeiras são úteis para a adaptação às mudanças climáticas, protegendo as pessoas contra “erosão costeira, tempestades e enchentes”. Além disso, afirmam que elas “fornecem alimento através da pesca e são um habitat para os pequenos peixes prosperarem”.

Haroldo Mota
(84)9927.6555
haroldofmota@gmail.com
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template