acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Saiba como nasceu a Associação dos Artistas Plásticos Potiguares

Uma associação com sotaque castelhano
 
Paulo Jorge Dumaresq*
 
Foto: divulgação
Atire a primeira pedra quem nunca admirou uma obra de arte de artista plástico potiguar. A julgar pelo (bom) nível dos trabalhos pictóricos, os artistas da cidade jamais morrerão por apedrejamento. Reconhecendo o talento dos nossos magos dos pincéis e, ao mesmo tempo, preocupado com a situação financeira de alguns, é que o artista plástico Victor Hugo Zamora Broadwait teve a ideia de arregimentá-los numa entidade. Desta iluminação, nasceu a Associação dos Artistas Plásticos Potiguares (APPA), em 2007. A sede da entidade é na própria casa de Victor Hugo, localizada na rua Santo Antônio, 657.
 
Convicto de que a arte estabelece valores humanos, Zamora deu tratos à bola para tentar minimizar o rosário de problemas socioeconômicos que os artistas atravessavam/atravessam. “Concluí que algo devia ser feito para tirar os artistas daquela situação precária. A associação nasceu para destacar o artista, valorizar suas obras, estimular sua capacidade criativa e oferecer melhores condições econômicas para que ele possa produzir mais e melhor”, ressalta o peruano naturalizado brasileiro.
 
 
Passando as páginas da edição de novembro do “Nós, do RN...” de forma compulsiva, Zamora lembra que elaborou um plano de trabalho baseado na valorização do artista dos pontos de vista econômico, social e artístico. Projeto concluído, convocou os interessados para uma reunião com o fito de apresentar os artigos e cláusulas do futuro estatuto.
 
 
A partir do encontro, a associação começou a ser esboçada e fundamentada. Para isso, foi constituída uma diretoria, tendo Victor Hugo na cadeira de presidente, e elaborado o estatuto. Ele conta que uns concordaram com o regulamento e outros foram vozes desarmônicas. Não teve jeito: cedeu em alguns pontos para todos ficarem satisfeitos. Se é que isso foi possível. [Clique aqui para continuar lendo]
 
 
*Matéria publicada no Suplemento cultural "Nós do RN" Dezembro de 2012, com post na página do Jornal Zona Sul.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template