acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Contag destaca importância da capacitação sobre Cadastro Ambiental Rural



Secretario da CONTAG fala sobre importância de capacitação do CAR

Foto por assessoria: divulgação
Na manhã de terça-feira (27), o secretário de Meio Ambiente da Contag fez um pronunciamento sobre a importância da capacitação do CAR (Cadastro Ambiental Rural), que está sendo realizada desde ontem (26) durante o Seminário Norte Nordeste da entidade, em Teresina, no Piauí. O evento reuniu representantes das federações do Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Maranhão.

O secretário ressaltou que a iniciativa foi motivada pelo longo debate que vem havendo sobre o Novo Código Florestal e a obrigatoriedade do cadastramento. “Apesar de o código determinar que os estados e municípios fizessem todos os preparativos e ações relacionados ao cadastro ambiental rural, entendemos que é importante que o movimento de trabalhadores e trabalhadoras rurais também passe por um processo de capacitação como forma de compreender as implicações do novo código e que os próprios sindicatos, sempre que possível, auxiliem e esclareçam os agricultores sobre a necessidade da realização do cadastro já que é obrigatório em todo o Brasil.
Outra questão que levamos em consideração é que trabalhamos o nosso projeto alternativo ao longo de praticamente 15 anos e dentro dessa perspectiva a Contag entende que o meio ambiente é um instrumento importante e necessário para que a agricultura, em especial a agricultura familiar inicie um processo diferenciado de busca de alternativas nos meios de produção e de convivência com suas pequenas áreas, produzindo assim produtos diferenciados que agreguem diferenciais dentro de uma forma de produção mais saudável e com novas oportunidades no mercado”, afirmou o secretário.

Sobre a dificuldade de preenchimento do cadastro devido a sua complexidade e ao prazo dado que já está do meio para o final, Antoninho Rovaris afirmou que durante o evento que segue até amanhã (28) estará discutindo alternativas com os representantes das federações para otimizar as ações de orientação dos agricultores em relação ao cadastro nos estados.

Uma comissão da Fetarn, coordenada pelo Secretário de Meio Ambiente da entidade, Naedson Aguiar, participou do evento.

Por Tarcyla Costa
[tarcycosta@hotmail.com]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template