acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Walfredo Gurgel poderá ser reconhecido como hospital de ensino no RN

O Hospital Walfredo Gurgel poderá ser reconhecido como hospital de ensino. Esta semana, técnicos do Ministério da Saúde visitarão a maior unidade de saúde pública do RN com o objetivo de avaliar as atuais condições para esse credenciamento.
 
No âmbito federal, os hospitais de ensino são definidos como espaços de referência da atenção à saúde para a alta complexidade, a formação de profissionais de saúde e desenvolvimento tecnológico. No RN, é o caso do Hospital Universitário Onofre Lopes, da UFRN.  
 
Dentre alguns dos itens já atendidos pelo Walfredo Gurgel estão: a criação de uma unidade de gerenciamento de risco, o programa de residência médica e o acompanhamento de estudantes e residentes por docentes e preceptores.
 
Para saber mais, confira, abaixo, matéria da assessoria de imprensa da Sesap-RN
 
MS visita Walfredo Gurgel nesta quinta-feira visando certificação Hospital de Ensino

 
Com o objetivo de avaliar as atuais condições para credenciamento da maior unidade de saúde pública do RN (para atendimentos do trauma) como Hospital de Ensino, três técnicos do Ministério da Saúde (MS) visitam o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3), a partir das 8h. Durante os dois dias de visita, os avaliadores circularão pelos principais serviços do hospital e entrevistarão estagiários, docentes, preceptores e representantes de instituições de ensino do RN.
 
Em um segundo momento, de posse de um check list, os avaliadores também atestarão quais itens o Walfredo Gurgel já atende e em quais precisará se adequar para receber a certificação. Os pontos exigidos pelo MS para que uma unidade de saúde seja reconhecida com Hospital de Ensino estão contidos na Portaria Interministerial MEC/MS nº 2.400, de 2 de outubro de 2007.
 
Após os dois dias de visita, os técnicos do MS se reunirão para a verificação documental e elaboração de um relatório. Caso o HMWG atenda aos requisitos exigidos pelo MS, a aprovação acarretará no aumento de recursos destinados ao Walfredo Gurgel, tanto para a compra de equipamentos, realização de reformas e aquisição de insumos básicos, como para investimentos na educação profissional dos servidores.
 
“Já algum tempo que buscamos junto ao MS essa certificação e agora estamos dando um passo importante nesta direção com essa visita do MS. Esperamos que possamos atender a todas as exigências e receber a certificação”, diz a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro.
 
Na esfera federal os hospitais de ensino são definidos como espaços de referência da atenção à saúde para a alta complexidade, a formação de profissionais de saúde e desenvolvimento tecnológico.
 
Nesta perspectiva, os técnicos também avaliarão o HMWG quanto ao seu perfil assistencial, seu papel como instituição e sua inserção articulada e integrada na rede de saúde, na pesquisa, na educação permanente e quanto a qualificação dos processos de gestão hospitalar.
 
Dentre alguns dos itens já atendidos pelo hospital estão: a criação de uma unidade de gerenciamento de risco, o programa de residência médica e o acompanhamento de estudantes e residentes por docentes e preceptores.
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Luzicínia Coelho, vem coordenando o contato entre MS e HMWG e alerta aos interessados ligados a área da educação no hospital (que estejam interessados em contribuir com o processo de credenciamento) a procurarem o Núcleo para se integrar a ação. “Este é um momento importante na história do Walfredo Gurgel e, claro, temos de fazer disso uma construção coletiva. Toda a cooperação, seja de docentes, estagiários ou preceptores, será bem vinda”, finalizou.
 
Para outras informações: Assessoria de Imprensa 3232-7619     
 
Assessoria de Comunicação - ASCOM
(84)- 3232-2618/3232-2630/8137-2493
[ascomsesap3@gmail.com]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template