acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Caminhada celebrou o Dia Nacional de Doação de Órgãos no RN


Foto: ascom/sesap

Cerca de mil pessoas, entre transplantados, receptores, familiares de doadores e profissionais de saúde, participaram no último sábado (27) da segunda edição da “Caminhada pela Vida”, promovida pela Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos. Com percurso entre o IFRN e o Hemonorte, no Tirol, na zona Leste da capital, o evento serviu para alertar a população norte-rio-grandense quanto à importância do tema.


“O nosso objetivo é conscientizar e mostrar a importância da autorização para retirada de órgãos, após a confirmação do óbito. É a família que autoriza o procedimento, quando a situação do paciente é irreversível. Além disso, é importante que, em vida, a pessoa também manifeste o desejo da doação”, pontuou Marcelo Bessa, secretário adjunto de Saúde.

De acordo com o secretário adjunto da Sesap, Marcelo Bessa, “o Rio Grande do Norte registrou, até o primeiro semestre deste ano, uma média de 14,5 doadores efetivos por milhão de população (pmp), número acima da média nacional que, no mesmo período, foi de 13,5 doadores efetivos por milhão de população. Em relação ao ano de 2013, esse número também cresceu, considerando que em 2013 foi de 13,9 doadores pmp no RN”.
Outro número que merece destaque no RN é o de transplantes de rim. “Até agosto desse ano foram realizados 54 transplantes de rim, enquanto em todo ano de 2013 foram feitos 50”, destacou Bessa.

O RN também conseguiu reduzir os índices de recusa familiar. No ano de 2013, esse índice era de 61% e, no primeiro semestre deste ano, essa recusa caiu para 52%, graças ao trabalho educativo que vem sendo realizado pela Central de transplante, através de palestras em diversas instituições hospitalares, nos municípios do interior do Estado, nas instituições de ensino e etc.

Assessoria de Comunicação - ASCOM
(84)- 3232-2618/3232-2630/8137-2493
[ascomsesap3@gmail.com]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template