acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Corpo de Bombeiros do RN completa 96 anos de existência com a nobre missão de Salvar Vidas

No dia 11, Governo do Estado fará inaugurações, entregas de equipamentos e viaturas e anunciará concursos
 
Foto: Divulgação
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) completa nesta sexta feira (29), 96 anos de atividade no Estado. Criado na segunda década do século XX, através da Lei nº 424, de 29 de novembro de 1917, pertencia na época do seu surgimento ao Esquadrão de Cavalaria, responsável pelo policiamento noturno das ruas da capital. A comemoração da data será realizada no dia 11 de dezembro, no Quartel do Comando Geral do CBMRN, em Natal, quando será realizada a inauguração do novo prédio do Comando Geral da Corporação, do Centro de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (CEGEDC), além da entrega de dezenas de equipamentos e viaturas para o reforço do serviço operacional. Na ocasião, a Governadora Rosalba Ciarlini também deverá anunciar algumas medidas de gestão para ampliação do efetivo tais como concursos internos e público.
 
De acordo com o Comandante Geral, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, a criação do Corpo de Bombeiros, anexo ao Esquadrão de Cavalaria, em 1917, foi justificável pelos inúmeros focos de incêndios que o grupo se via obrigado a extinguir durante um patrulhamento de rotina, no entanto a criação de um órgão específico somente surgiu após um grande sinistro ocorrido naquele período.
 
“Nos anos de 1915 e 1916, o RN registrou a incidência de alguns incêndios de médio e grande porte o que passou a despertar cuidados aos governantes da época. Em 1916, um grande incêndio atingiu a estação central de trens da Ribeira, ocasião em que o fogo destruiu inúmeros vagões carregados de algodão. Foi a partir de então que o Corpo de Bombeiros foi criado”, explicou. 
 
Atualmente, o Corpo de Bombeiros é uma instituição com independência administrativa e orçamentária. Através da Lei Complementar nº 230, em 22 de março de 2002, o CBMRN foi emancipado da Polícia Militar, passando a denominar-se Corpo de Bombeiros Militar do RN, integrado ao Sistema de Segurança Pública do Estado.
 
“Comemorar 96 anos de existência é um marco significativo na vida de uma instituição e representa a consolidação de sua presença no seio da sociedade a qual serve. É um momento para que todos reflitam sobre a nossa importância e sobre as necessidades do nosso fortalecimento quanto corporação que atua nas urgências e emergências. Reconhecemos que estamos passando por um período de muitas dificuldades, em função da crise financeira vivenciada pelo Estado, mais não perdemos as esperanças que vamos dar a volta por cima e o Corpo de Bombeiros terá o reconhecimento que lhe é digno!”, destacou o Comandante Geral.
 
Corpo de Bombeiros Militar do RN
[cbm@rn.gov.br]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template