acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial é lembrado nesta sexta

O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial é lembrado nesta sexta-feira (26/4). Para reforçar a data, o Ministério da Saúde faz um alerta sobre o alto percentual de hipertensos no Brasil: 22% da população adulta no país tem a doença. A hipertensão arterial  pode provocar o desenvolvimento de infarto e derrame.

Para prevenir a doença, a diretora do Departamento de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, explica que  a melhor receita é manter uma alimentação saudável e praticar atividade física com frequência. "É importante ter a alimentação diversificada, com redução do sal dos alimentos, tanto no preparo quanto também na escolha dos alimentos industrializados. Verificar sempre também a composição dos alimentos, preferindo aqueles com menor teor de sal, além do estímulo à prática da atividade física regularmente, pelo menos 30 minutos de caminhada diariamente", recomenda.

Reduzir o sódio nos alimentos está entre as recomendações do Governo Federal para prevenir e combater a hipertensão arterial.  No ano passado,  o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação fizeram um acordo para reduzir o sódio em vários produtos como temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais.

Outra iniciativa do Ministério da Saúde para combater a hipertensão arterial foi a criação do  programa Academias da Saúde. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de  espaços adequados para a prática de atividades físicas em todo o Brasil. Atualmente, 2.800 municípios já receberam investimentos para a construção das academias nas cidades. A meta é até 2014 implantar quatro mil unidades em todo o país. [Fonte: Web Rádio Saúde]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template