acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Grande mobilização de médicos dermatologistas no Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia inicia mais uma série de atividades em postos de saúde de todo País para uma mobilização de atendimentos gratuitos, realizados por médicos voluntários da SBD
 
Banner/divulgação
O mês de novembro já é tradicionalmente marcado pelo Dia Nacional do Combate ao Câncer da Pele, dia 24. Todos os anos, campanhas de sensibilização iniciam nessa época que antecede o Verão, a fim de preparar e conscientizar a população brasileira sobre os perigos do sol. Anualmente, há treze anos consecutivos, a SBD, neste dia, realiza o Exame Preventivo Gratuito contra o câncer da pele, no qual já foram atendidas mais de 420 mil pessoas
 
Em 2012, a SBD disponibilizará, mais uma vez, cerca de 1,5 mil médicos voluntários, além de outros milhares de profissionais da área de saúde, que realizarão atendimento gratuito em 25 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Serão, ao todo, 144 postos em todo o país em atendimento simultâneo para análise, diagnóstico e tratamento da doença, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. Nos postos, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele.
 
No RN
 
No Rio Grande do Norte, a ação vai ocorrer no Hospital Luís Antônio, localizado na Avenida Doutor Mário Negócio, 2267, no Bairro das Quintas em Natal das 8h às 12h. Serão cerca de 25 médicos dermatologistas, associados à SDB/RN, que voluntariamente atenderão ocorrências de possíveis diagnósticos de câncer da pele e em casos de necessidade de cirurgia, a mesma será realizada no mesmo dia.
 
A Presidente da SBD/RN, Dra. Kelly França coordena a ação no RN e alerta para a importância do diagnóstico precoce, “É importante o envolvimento de toda a sociedade, não apenas dos envolvidos no setor de saúde. Só assim conseguiremos reforçar a importância do exame preventivo”.
 
Como reconhecer um paciente de risco:
 
Ø  Têm caso de câncer da pele na família;
Ø  Pele muito clara que sempre fica vermelha e nunca bronzeia;
Ø  Cabelos claros;
Ø  Olhos claros;
Ø  Possuem muitas pintas pelo corpo;
Ø  Já sofreram queimaduras pelo sol;
Ø  Possuem sardas na face e/ou ombros;
Ø  Já tiveram câncer da pele;
Ø  Tomaram muito sol sem proteção;
Ø  Possuem uma pinta que esta mudando de cor;
Ø  Possuem uma “feridinha” que não cicatriza;
Ø  Idosos.
 
Obs. Qualquer um dos fatores citados acima é motivo para comparecer ao exame preventivo.
 
OS NÚMEROS DO CÂNCER DA PELE




 Em 2011, a ação de Combate ao Câncer da Pele da SBD atendeu a 31.697 pessoas, sendo que as mulheres foram maioria, com cerca de 20 mil atendimentos (60,75%). Participaram da ação de conscientização da SBD quase quatro mil médicos em 151 postos de saúde do País. Do total de pessoas examinadas, 61,76% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 12,51% foram diagnosticadas com câncer da pele
 
No âmbito nacional, mais de 300 indivíduos, o que corresponde a 1% do total, apresentaram melanomas malignos — considerado o câncer da pele mais perigoso, pois está associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de letalidade. O diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz.
 
No Brasil, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer da pele ainda é o tumor que mais atinge brasileiros, representando 25% de todos os tumores malignos. São estimados pelo Instituto 134.170 novos casos para 2012, sendo a maioria para mulheres (71.490).
 
Adriana Keller - Bponto Comunicação
(84) 41415610
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template