acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mostra do Cineclube Natal pretende agradar amantes da sétima arte

Divulgação
O balanço do Oscar 2012 foi apenas um pretexto – cinéfilos e profissionais da indústria cinematográfica adoram filmes sobre cinema! Pensando em O Artista e A Invenção de Hugo Cabret, mas também em um sem número de belas obras já feitas sobre a arte de fazer filmes e sobre a paixão de fãs pela sétima arte, o Cineclube Natal programou uma mostra para os amantes… do cinema! As exibições começam no próximo dia 4, e vão até o dia 9 de setembro, no Teatro de Cultura Popular, em Petrópolis, sempre às 18h30, e o Cineclube cobra apenas uma taxa de manutenção de R$ 2 por filme.
 
Para proporcionar um panorama não convencional do que já foi feito por cineastas clássicos e outros da chamada vanguarda, a escolha partiu do critério da diversidade. De Ettore Scola a Abbas Kiarostami, uma série de filmes foi cogitada para que o cinéfilo natalense pudesse ter uma ideia das homenagens que já foram realizadas pelo mundo. Entraram na lista não só filmes metalinguísticos, ou seja, que falam sobre o fazer cinematográfico, mas também outros que evocam a devoção de cinéfilos apaixonados.
 
A mostra também combina com o momento atual vivido pelo Cineclube Natal, que reformou sua sede no Mercado de Petrópolis e vem reunindo cinéfilos aos sábados pela manhã para bate-papos informais sobre cinema. “Filmes como Splendor, por exemplo, falam dessa paixão por cinema e têm muito a ver com o nosso momento, de reformulação”, destaca Gian Marchi, membro da diretoria do Cineclube Natal.
 
A tarefa de fechar a lista não foi fácil. Ao final, o objetivo cineclubista de formação de plateia e exibição de obras pouco disponíveis no mercado deve ser cumprido: há filmes da Islândia, da Polônia e do Irã. Tudo para comprovar a tese de que amor por cinema independe de nacionalidade, etnia ou religião. [por Cineclube Natal > confira a lista de filmes que serão exibidos na Mostra, com as respectivas sinopses]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template