acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Reportagem do JB descobria em 1978 a louceira Raimunda no interior do RN

Foto: Alberto Ferreira/JB
O historiador e pesquisador Rostand Medeiros detalhou em sua página Tok de História trechos de uma reportagem do Jornal do Brasil, datada de 9 de janeiro de 1978, em que a repórter Lena Frias foi até Caicó, acompanhada do fotógrafo do jornal, Alberto Ferreira, para entrevistar a artesã Raimunda Cícero. “O que a jornalista Lena buscou e o Alberto focou com sua máquina, foi a história de uma mulher simples, negra, de poucas letras, chamada Raimunda Cícero da Conceição. Uma grande artista do barro tirado daquela terra ressequida pelo sol”, comenta Rostand. Para saber mais, confira aqui a postagem completa.

Autor da famosa foto “bicicleta de Pelé”  

E “sobre os dois jornalistas que seguiram para Caicó para realizarem esta matéria, descobri que foram duas grandes, talentosíssimas e respeitadas figuras da imprensa nacional. Lena Frias foi uma das mais importantes jornalistas de música e cultura brasileira. Já o fotografo Alberto Ferreira, nascido na Paraíba, foi editor de fotografia do Jornal do Brasil entre 1966 e 1988. Ganhou o Prêmio Esso de Fotografia de 1963 com a foto ‘O rei se curva ante a dor que todo o Brasil sentiu’, registrando a contusão de Pelé em jogo contra a Tchecoslováquia, na Copa de 1962. Em 1965, compensou o registro da dor de Pelé com a foto de uma majestosa bicicleta, em jogo contra a Bélgica, no Maracanã”, descreve o historiador.

JBAnota Raimunda Louceira, como ficou mais conhecida na região, participou no início deste ano de um documentário gravado na cidade com outras pessoas populares e dirigido pelo jornalista e cineasta gaúcho Fernando Leão, para um projeto com o objetivo de Revelar um Brasil de contrastes.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template