acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 4 de julho de 2012

IFRN tem professores selecionados para a Escola de Física na Suíça

O CERN é um dos maiores laboratórios de pesquisa na área de física do mundo

Professores vinculados ao Campus Natal Central (CNAT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) são selecionados para participarem da Escola de Física – CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), considerada um dos maiores laboratórios mundiais de pesquisa na área – no período de 26 a 31 de agosto de 2012.

Dos 30 brasileiros selecionados, 10% das vagas foram garantidas para o estado do Rio Grande do Norte e preenchida pelos professores que possuem vínculo com o instituto. Entre eles, o professor de Física do CNAT, Amadeu Albino Júnior, coordenador do Clube de Ciências do IFRN, e os professores Anderson Guimarães Guedes e Wandeburg Monteskier Costa da Silva. Estes dois últimos são professores de escolas estaduais e bolsistas do PIBID IFRN – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –  e orientam alunos  bolsistas do mesmo programa, do curso de Licenciatura em Física do IFRN CNAT.

Segundo Amadeu Albino, os professores Gilberto Morel (2009) e Antônio Araújo (2010), do Campus Natal-Central, também já participaram dessa escola. “A nossa participação vem consolidar ainda mais a qualidade de ensino e a pesquisa da ciência em nosso instituto e no estado, já que buscamos promover a divulgação científica em diversas atividades dentro e fora do IFRN”, comentou o professor Amadeu – o mago da física.

Sobre o CERN

Fundado em 1954, o laboratório CERN fica montado na fronteira franco-suíça, perto de Genebra, e apresenta vários programas, incluindo um de educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de física, ministrados também no idioma dos participantes.

Hoje (4) o CERN anunciou uma grande descoberta científica: a observação de uma partícula que eles acreditam ser o Bóson de Higgs, conhecido como “a partícula de Deus”, a qual pode comprovar, de acordo com alguns cientistas, a teoria do Big Bang. Uma discussão a mais para os participantes da Escola de Física – CERN – desta edição.


Coordenação de Comunicação Social do IFRN
Campus Natal - Central
Telefax: (84) 4005-2675
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template