acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Caicó conquista o Dia do Desafio contra Limon Centro na Costa Rica

Quase 54% da população caicoense aderiu ao evento, ante 10,78% da concorrente Limon Centro (Costa Rica)

Fotos: Divulgação
A última quarta-feira, 30 de maio, amanheceu mais movimentada que de costume em Caicó. A dona de casa, vassoura em punho, usou o instrumento diário para se alongar antes de iniciar as atividades do lar. Atitude seguida pelo feirante, que reservou 10 minutos para aquecer o corpo.

E foi assim, como uma onda, que mais de 33 mil pessoas de todas as idades participaram das atividades. O resultado desse grande engajamento? Caicó é, oficialmente, a ganhadora do Dia do Desafio, superando a concorrente Limon Centro, na Costa Rica. O resultado pode ser visto no site oficial do Dia do Desafio (www.diadodesafio.com.br).

A vitória sobre Limon Centro é motivo de orgulho, mas outra conquista ainda mais importante foi obtida com o evento. “A vitória é simbólica. O objetivo mesmo é incutir na população essa nova visão, que é de reservar parte do dia para praticar atividade física e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida”, ressaltou o diretor regional do SESC, Laumir Barrêto.

Com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, o evento, realizado simultaneamente no mundo inteiro, incentiva a prática de exercícios físicos como forma de melhorar a saúde das pessoas.


Quase 54%* da população caicoense aderiram às atividades físicas gratuitas no SESC Seridó, na Ilha de Sant’Ana e por toda a cidade. Caminhadas, passeio ciclístico, atividades circenses e até esportes radicais integraram a programação.

Para a coordenadora de esportes do SESC, Clarice Leão, a ação representou “uma semente plantada para que as pessoas se conscientizem da importância da atividade física na manutenção da saúde. Queremos que elas descubram o quanto praticar exercícios faz bem para o corpo e para a mente”.

A assistente social Maria Rafaela de Oliveira descobriu, ao desfrutar as atividades oferecidas pelo evento na Ilha de Sant’Ana, o prazer da prática esportiva. “Se movimentando você fica bem com o corpo, com a alma, com tudo”, relatou.

Pólos ofereceram diversas atividades

Caicó nunca viu tanta mobilização em prol da atividade física. Pelo menos é o que afirmou o funcionário público Alan Cardec. “Nunca vi um evento desse porte na cidade. É muito importante, especialmente aqui, um lugar pobre em atividades como essa”.

Alan aproveitou a programação gratuita oferecida na Ilha de Sant’Ana, a qual incluía atividades circenses realizadas pelo Circo Grock, como corda bamba e trapézio, aulas de dança, ginástica laboral, caminhada, passeio ciclístico, corrida de rua, rapel e escalada. Às 20h, os participantes do evento puderam ver o espetáculo do Circo Grock, estreando na cidade.

Já no outro polo do Dia do Desafio, o SESC Seridó, a criançada é que mexeu junto com o mundo. O festival de natação, a queimada, o campeonato de mini-atletismo, o futebol mirim e a ginástica laboral proporcionaram diversão saudável aos pequenos.

Programação itinerante mobilizou caicoenses

Quem não pôde ir à Ilha de Sant’Ana e ao SESC Seridó não teve desculpa para ficar parado. Um trio elétrico e vários carros de som com profissionais de educação física do SESC percorreram toda a cidade para conclamar a população a praticar exercícios.

O que se via eram pessoas saindo dos comércios, das feiras, dos bancos e das escolas para ir às ruas acompanhar os movimentos orientados pela equipe da instituição. As imagens inusitadas e inéditas em Caicó podem marcar o começo de uma nova fase, na qual os cidadãos estarão mais conscientes do valor da atividade física no dia a dia. E essa é a verdadeira vitória do Dia do Desafio.

Como funciona

No Dia do Desafio, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior quantidade de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. Por isso, depois de cálculos prévios, foi escolhida a cidade costa riquenha para competir com Caicó.

Mas a competição é apenas um estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Para saber mais sobre o Dia do Desafio, acesse www.diadodesafio.com.br/.

*Porcentagem baseada em dados do IBGE
Comunicação SESC RN
[sescrn@gmail.com]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template