acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Imagens da “Noite das Sagas” em Ponta Negra

Foto:Orley Gurgel/divulgação
No dia 23 de dezembro, no restaurante Saranda, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, os escritores Dudé Viana e Epitácio de Andrade Filho reuniram amigos, familiares e convidados para um evento cultural chamado “A Noite das Sagas”, quando fizeram uma avaliação do trabalho conjunto realizado durante o segundo semestre deste ano e relançaram seus livros “A Saga Benevides Carneiro” e “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”.

[Clique abaixo, em leia mais,  para ver mais fotos do evento]


O empresário Carlos Nascimento, proprietário do Restaurante Saranda, organizou um Buffet especial para ser servido aos presentes e disponibilizou toda infra-estrutura necessária para o evento. Na sua equipe de trabalho estavam dois messienses o chef Severino e o garçom Fagner Silva.
 
Foto: Ito Ferreira
Carlos, Benedito, Epitácio e Fagner
 
                           Todo evento foi acompanhado pelos olhares atentos do pesquisador Múcio Procópio, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), que também fez brilhante intervenção oral.
 
Foto: Orley Gurgel
Múcio Procópio atento às falas dos escritores.
 
                            Durante sua intervenção, Múcio Procópio ressaltou o trabalho desenvolvido por Epitácio Andrade e Dudé Viana em defesa da cultura popular e apresentou elementos históricos relacionados às sagas descritas nos livros relançados.
 
Foto: Epitácio Andrade
Momento do autógrafo de Dudé Viana para Múcio Procópio.
 
                            Uma convidada especial foi a historiadora Socorro Fernandes Cruz, pesquisadora da Fundação Cultural José Bezerra Gomes, de Currais Novos/RN, que ressaltou a importância dos livros relançados, em por em evidência atores sociais que foram colocados a margem e invisibilizados pela historiografia oficial. Ao lado de Múcio Procópio, Socorro Cruz enfatizou o papel pedagógico da produção intelectual dos escritores, afirmando aquela construção que estava sendo avaliada no evento está a serviço dos segmentos minoritários da sociedade.
 
 
Foto: Tiara Andrade
Socorro e Múcio Sentados. Escritores em pé.
 
                            O Coronel da Polícia Militar do Rio Grande do Norte Paulo Frassate, que é um grande fomentador do resgate da História do Cangaço, compareceu ao evento com sua família.
 
Foto: Ito Ferreira
Coronel Frassate entre os escritores
 
                            O artista circense Alberi Silva esteve presente ao evento cultural, e em conversa com o Casal Frassate e com o escritor Epitácio Andrade aventou a possibilidade de levar “As Sagas” ao Circo do Palhaço Facilita, de quem é seu contramestre de cena.
 
 
Foto: Ito Ferreira
Casal Frassate conversando com Epitácio Andrade e Alberi Silva
 
                             O engenheiro eletricista Orley Gurgel compareceu ao evento com seus familiares e se sentiu lisonjeado com a presença do Coronel Paulo Frassate.
 
Foto: Ito Ferreira
Orley à esquerda com escritores e Coronel Frassate
 
                                Os jovens se agendaram pelas redes sociais para participarem do evento, que também recebeu a cobertura da chamada grande imprensa.
 
Foto: Epitácio Andrade
Jovens prestigiaram o evento
 
                         Os familiares dos escritores também prestigiaram o evento.
 
Foto: Epitácio Andrade
Familiares dos escritores presentes
 
                           O empresário Aderson Leão, um dos grandes incentivadores da Associação dos Poetas e Escritores de Santa Cruz/RN (APOESC), esteve prestigiando o evento ao lado do também empresário Cesar Saraiva.
 
 
Foto: Epitácio Andrade
Cesar Saraiva e Aderson Leão
 
                             O psicólogo Alexandre Bosco compareceu ao evento acompanhado por sua esposa e lembrou que vem acompanhando, pela mídia eletrônica, a trajetória cultural dos escritores pelas 10 cidades potiguares e 03 paraibanas.
 
Foto: Ito Ferreira
Momento do autógrafo de Epitácio Andrade para Alexandre Bosco
 
                             Os familiares de Dudé Viana ficaram muito contentes com a presença de ilustres convidados. A prima Joselma Carneiro Gurgel está na foto com o escritor Dudé Viana e com a historiadora Socorro Fernandes Cruz.
 
 
Foto: Epitácio Andrade
Socorro, Joselma e Dudé
 
                             O encerramento do evento foi com um show interativo do laureado cantor Zeca Brasil.


Zeca Brasil, Dudé Viana e Epitácio Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template