acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 4 de setembro de 2011

Padre Assis: Santo e sábio

José Ozildo dos Santos*

Existem homens que nascem e morrem sem terem a oportunidade ou condições de imprimirem seu nome na história. Outros, por dinamismo, competência, atos e qualidades, destacam-se nos mais variados segmentos da vida humana, projetam-se no futuro e eternizam-se após a morte. A este segundo grupo, pertence o padre Assis, que viveu mais de quarenta anos na cidade de Patos, no sertão paraibano, prestando relevantes serviços como sacerdote, professor e jornalista.

Joaquim de Assis Ferreira nasceu aos 24 de novembro de 1908, na fazenda ‘São João Francisco’, em território atualmente pertencente ao município de Malta, e, que à época, integrava o antigo município de Pombal, no alto sertão paraibano. Foram seus pais Antônio Ferreira Lima e dona Maria Olindina de Assis, ambos agricultores e católicos.

Ainda muito jovem descobriu sua vocação para o sacerdócio. E, após concluir o primário, devidamente autorizado por seus pais, ingressou no tradicional Seminário Arquidiocesano da Paraíba. Ali, cursou o ginasial e o secundário, além de perfazer seus estudos superiores de Teologia e Filosofia. Seminarista, cedo revelou-se portador de uma inteligência extraordinária, recebendo elogios de seus colegas de estudos, professores e do próprio reitor do Seminário. [...]

Culto e piedoso, o padre Assis construía pelo exemplo e santificava por sua ação verdadeiramente apostólica. Como poucos, possuía uma capacidade de comunicação impressionante, ganhando “prestígio de psicólogo, de uma psicologia ainda tributária da filosofia e da moral”.

Inteligência rara, exímio educador e orador sacro de grande relevo, o padre Assis faleceu no dia 17 de agosto de 1987, aos 79 anos de idade incompletos, no Recife, onde encontrava-se em tratamento médico. [Clique AQUI para ler mais]

*José Ozildo dos Santos é historiador, pesquisador, editor do Blog Construindo a História

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template