acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Saúde discute infraestrutura para a Copa 2014

Estados e municípios apresentam planejamento para organização da rede de saúde para o evento esportivo mundial

A Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014 se reúne em Fortaleza, nos dias 4 e 5 de agosto (hoje e amanhã), para discutir o planejamento das cidades-sede quanto à organização das ações de saúde para o evento. Essa será a terceira reunião do grupo formado por representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das cidades e Estados que receberão os jogos.

Nos dois primeiros encontros, as cidades-sede conheceram experiências nacionais e internacionais de organização de ações de saúde em megaeventos e as diretrizes do Ministério da Saúde para o planejamento das ações de assistência e vigilância em saúde para a Copa. No encontro de Fortaleza, é a vez dos representantes dos Estados e Municípios apresentarem como está a organização da rede de serviços de assistência e vigilância em saúde nas cidades que receberão turistas durante o evento, bem como os planos de investimentos programados.

Para Adriano Massuda, secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde e coordenador da Câmara temática de Saúde, a Copa deverá acelerar a implementação de melhorias na infraestrutura e oferta dos serviços de saúde no âmbito do SUS, que ficarão como legados para o país. Além disso, Massuda afirma que o Ministério tem trabalhado para que os eventos esportivos também sirvam de estimulo às pessoas realizarem atividades físicas como rotina, o que terá impacto na melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

CÂMARA
Dentro da estrutura montada para propor políticas públicas para a realização do Mundial da FIFA, a Câmara atuará em três eixos temáticos: Assistência e Saúde, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica. A Câmara contará com representantes das 12 cidades-sede: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Entre os objetivos da Câmara, estão o de coordenar o planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas articulando e apoiando essas ações com os municípios-sedes. Haverá também foco o desenvolvimento de capacidade básica de vigilância sanitária nos pontos de entrada do país, como portos, aeroportos e fronteiras e intensificação de vigilância em estabelecimentos e infraestrutura de interesses sanitários.

Em maio, quando a Câmara foi instalada, o Ministério da Saúde também criou o Grupo de Trabalho para dar suporte à preparação das ações de saúde para a Copa do Mundo FIFA 2014. O Grupo, coordenado pela Secretaria Executiva, é formado por representantes da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP), Anvisa, ANS, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

III Reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo
4 e 5 de agosto
Hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380, Meireles
Fortaleza-CE
A partir das 9 horas



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template