acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aleitamento materno: medidas simples podem evitar o desconforto na amamentação

foto autorizada:divulgação
A empresária Vivianne Oliveira amamentou o filho até os dois anos de idade, período recomendado pelo Ministério da Saúde. Mas, por causa da dor que sentia enquanto o bebê mamava, ela conta que quase desistiu do aleitamento: "quando eu tive o meu filho, eu tive muita dor para amamentar. E a lágrima realmente caia, mas eu sabia que era uma coisa essencial para ele, principalmente naqueles primeiros meses de vida."

Assim como Vivianne, muitas mulheres se queixam de dor durante a fase da amamentação. Em alguns casos, o bico do seio racha e fica sensível, podendo até inflamar e inviabilizar o aleitamento. Mas segundo o coordenador de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, o contato entre mãe e bebê não é doloroso. Segundo o coordenador, quando a mulher sente qualquer tipo de desconforto é porque a boca da criança está mal encaixada no peito da mãe.

"Uma orientação que a gente sempre dá pra mãe é que se está doendo alguma coisa está errada. Tira o bebê com cuidado e coloca de novo.  Ele tem que fazer boca de peixinho, aquela boca bem aberta, e que abocanhe o mamilo e um bom tanto de auréola. Do ponto de vista prático, se está sobrando muita área escura para fora da boca do neném, é porque a posição está inadequada."

De acordo com Paulo Bonilha tomar sol nas mamas é uma forma simples de prevenir o desconforto na amamentação, antes mesmo da criança nascer. Ele explica que o Sistema Único de Saúde têm profissionais capacitados para oferecer, gratuitamente, assistência à mulher que amamenta, desde o período da gestação. [Reportagem Débora Rocha > Confira a matéria produzida pela Web Rádio Saúde]


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template