acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Noites de cartas ao Neco; nem tão o radical de outrora

Foto: divulgação/TN
Noite de escritos ao Neco com o lançamento de "Carta ao Humano", livro do jornalista e deputado estadual Agnelo Alves, nesta quinta-feira (28), a partir das 19h na livraria Siciliano do Midway Mall, em Natal. A publicação - o terceiro livro de Agnelo –, tem o selo da Editora Z Comunicação, do jornalista Osair Vasconcelos, e reúne parte  dos textos publicados pelo autor com o pseudônimo de Neco na coluna homônima no jornal Tribuna do Norte no período entre 1974 a 1982 que vivia a censura do regime Militar.

Agora auto-censor

Mas os tempos mudaram, ou foi o Neco que mudou. Foi o próprio Agnelo que na entrevista ao repórter Yuno Silva revelou que dos mais de mil textos escritos no período, selecionou apenas 102 artigos. Ou seja, cerca de 10% do que Neco escreveu. “Ironicamente, tive que ser censor de mim mesmo”, disse na entrevista, e foi  mais enfático ao justificar dizendo que fez questão de evitar qualquer referência agressiva à personalidades da política local. “Algumas pessoas com quem me dou bem hoje em dia”.    

Em sua trajetória política, o jornalista Agnelo Alves, 79 anos, irmão do também jornalista Aluizio Avles, teve passagem pela imprensa na então Capital Federal, Rio de Janeiro (entre as quais Tribuna da Imprensa), foi prefeito de Natal, cassado em 1969, e nas últimas décadas assumiu o cargo de Senador, temporariamente, pela sigla do PMDB, e foi prefeito de Parnamirim por dois mandatos consecutivos, ocupando, atualmente, o exercício de deputado Estadual, eleito ano passado pelo PDT.

Para ler a matéria com a entrevista clique AQUI na Tribuna do Norte, aliás, jornal com quem ajudou a fundar com seu irmão Aluizio, falecido em 2006, ex-governador do Estado (1961/65), ex-deputado federal e ministro de Estado em duas ocasiões (Governos Sarney-1985/90 e Itamar Franco-1992/94).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template