acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 10 de julho de 2011

Genealogia do RN: A Família Cortez Melo

Foto arquivo do autor
Jornalista Luiz Gonzaga Cortez Gomes de Melo

Há uma dinastia em Currais Novos? Na minha opinião, não. É comum em qualquer parte do mundo a exaltação a personalidades que venceram na política, na economia, na cultura e nas artes. E no RN não poderia ser diferente. Os vitoriosos são lembrados e exaltados, outros venerados. Os derrotados ficam anônimos, esquecidos. E não pensemos que todos os esquecidos foram derrotados. Não, há muitos que dedicaram suas vidas em prol da humanidade e seus nomes estão esquecidos, desprezados.  Mas isso é outra história.

O que eu quero mesmo é me referir a uma figura importante do Seridó e ímpar na história da Currais Novos. Trata-se do falecido vice-governador, desembargador, fazendeiro e minerador Tomaz Salustino Gomes de Melo, primo legítimo do meu pai, Manuel Genésio Cortez Gomes, que foi chefe integralista em 1937. Dr. Tomaz não foi integralista, mas era amigo de todos eles, inclusive, quando era vice-governador e vinha sempre a Natal, trazia queijos e carne de sol para papai, que já morava na rua Felipe Camarão. O médico João Dutra de Almeida foi chefe integralista em Florânia e casou com Venceslina Salustino Dutra (1), filha de Tomaz Salustino Gomes de Melo, residente em Natal, vivíssima, lúcida e alegre, conforme eu conheci na noite do dia 17 de maio de 2001, no Instituto Histórico e Geográfico. “Morei na avenida Rio Branco e fui freguesa do seu pai durante 30 anos”, disse-me. Como os leitores não conhecem as raízes da família do Doutor Tomaz, como era conhecido em Currais Novos, onde residiu a vida inteira e foi o pioneiro na exploração da scheelita, me atrevo a fornecer algumas informações a respeito.

Primeiramente, é bom lembrar que Tomaz Salustino é um nome composto, talqualmente João Maria, Carlos Alberto, Maria de Fátima etc. O seridoense sabe que Salustino é um prenome comum na região, assim como Salustio, Salustia, Salustriano, Salustriana etc. A origem genealógica provém dos Gomes de Melo, de Picuí, na Paraíba, como a maioria das famílias de Currais Novos.  Se não, vejamos: Tomaz Salustino Gomes de Melo era casado com Tereza Bezerra de Araújo Melo (Dona Tetê), filha do “Coronel” José Bezerra de Araújo Galvão e Antonia Bertina de Jesus Bezerra de Araújo.

Doutor Tomaz foi o primeiro filho de Manuel Salustino Gomes de Melo Macedo e de Ananilia Regina de Araújo Gomes de Melo Macedo, filha de Tomaz de Araújo Pereira e de Rita Regina de Albuquerque Araújo Pereira. Manoel Salustino, o pai do doutor Tomaz, era filho de José Gomes de Melo e Úrsula de Macedo Gomes de Melo.  Eram irmãos do Doutor Tomaz: Aristides, Maria Rita, Lindolfo, Adélia, José, Francisco e Alcindo. Irmãos de Manuel Salustino Gomes de Melo Macedo: Benedito Gomes de Melo (Tio Dito); José Gomes de Melo (casado com Maria Camila Cortez Gomes de Melo, em primeira núpcias, casado com Ana Gomes Cortez,( Madrinha Nanú,  irmã de Olindina, que faleceu dias após o parto de José Cortez Pereira de Araújo) no segundo matrimônio; Joaquim e André Gomes de Melo; Guilhermina Regina de Araújo, Josefa Gomes de Oliveira, Maria Regina de Araújo; Úrsula Augusta de Araújo Dantas Cortez; Francisco Umbelino Gomes; Francisca Gomes Xavier Dantas, Miguel Salustino Gomes de Melo e Rita Clementino de Macedo Gomes de Melo, sobrinho de José Gomes de Melo Júnior, “Padrinho Zézinho”, nosso avô paterno, homem rezador  e curandeiro. Portanto, o pai do Doutor Tomaz era tio de Manuel Genésio.

São filhos de Tomaz Salustino Gomes de Melo: Antonia Irene Bezerra Barreto, Manoel Salustino Neto, Silvio Bezerra de Melo, Ananília Salustino Soares, Gizelda Salustino Porto, Venceslina Salustino Dutra, Cleonice S. Galvão, Idália S. Aranha, Edgar Bezerra Salustino e Cordélia Salustino Soares.  O “coronel” José Bezerra, da Aba da Serra, era o sogro e avô materno de Tomaz S. Gomes de Melo, cujos irmãos assinavam como Maria Regina de Araújo, Aristides Telésforo Gomes, Rita Alzira de Araújo, José Salustino Gomes, Francisco Leonis Gomes de Assis, Alcindo Gomes de Melo e Adélia Alina de Araújo.

Úrçula de Macedo Gomes de Melo e José Gomes de Melo (avós de Tomaz) eram os pais de Manuel Salustino Gomes de Melo Macedo. José Gomes de Melo era filho de outro José Gomes de Melo e de Ana Maria Gomes de Melo, que, segundo Sebastião Azevedo Bastos (2), (“No Roteiro dos Azevedo e outras famílias do Nordeste”, João Pessoa-Pb, 1954, páginas 484 a 486), são os primitivos donos da fazenda São Miguel, em Currais Novos. Segundo Sebastião A. Bastos, José Gomes de Melo e Ana Maria Gomes de Melo, oriundos de Picuí, Paraíba, foram os primitivos donos da Fazenda São Miguel.

Tomaz Salustino Gomes de Melo, provavelmente, colocou sobrenomes em alguns dos seus filhos em homenagem à família Bezerra, como Silvio Bezerra de Melo, Manuel Salustino Neto ( este conhecido como Dr. Minéo, que se auto-exilou em Simão Dias, Sergipe)  e Edgar Bezerra Salustino. Segundo José Augusto Othon, filho do dr. Niton, primo de Tomaz, os ‘Salustino” seria uma “nova dinastia” surgida nos sertões do Seridó. Não se sabe porque abandonaram a raiz da família, os Gomes de Melo. Dizem que fica chique dizer “sou Salustino”. Mas o falecido dr. Silvio Bezerra de Melo só me chamava de primão. [Leia mais aqui sobre o artigo]

Acervo histórico

O jornalista Luiz Gonzaga Cortez também escreve no Blog Candelária e sua realidade, no qual vem publicando reportagens sobre o movimento estudantil potiguar nos anos sessenta, acervo que o pesquisador vem resgatando de suas matérias publicadas no então jornal natalense DOIS PONTOS que foi substituído pelo atual O Jornal de Hoje. Clique AQUI para acessar o blog e conferir “Um pouco da nossa história”.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template