acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A calcinha é dela

(Ficção)
Leonardo Sodré
Jornalista / escritor

Barbosa beirava os sessenta anos. Havia sido surpreendido pela decisão da mulher em trocá-lo por outro homem mais jovem, mais feio, porém robusto na idade e nos desejos. Além dos mais, nenhum dos dois agüentava mais os defeitos de um e do outro, embora ele pensasse que se amavam. Descobriu que não se amavam quando ela foi embora com Ricardo – “ou Ricardão” -, pensava. E, ele não sofreu.

Aliás, como toda mudança exige novas atitudes, viu-se por dentro e por fora e começou a sentir um tremendo amor por si próprio. Antes, canalizava todo o seu amor por Cacilda, com quem pensava viver até a morte. Descobriu que sem ela até respirava melhor e podia tomar algumas decisões, inimagináveis quando estavam sob o mesmo teto. “Cacilda se foi e eu cheguei”, filosofou.

Jornalista, Barbosa sempre trabalhou na mesma revista. Fazia parte dos móveis e utensílios. Estava por lá a quarenta e um anos, tendo entrado ainda menino para ajudar na composição de reportagens especiais. Relatava, naquele tempo, para o redator como que compondo um roteiro de cinema ou novela. Os estilos, sem a objetividade de hoje, eram mais românticos. Um assassinato virava um conto.

Barbosa também era conhecido pelo estilo largado e de sempre buscar o positivo nas suas avaliações; também, por não nutrir nenhum tipo de ciúme, sempre acreditando que em princípio todo mundo andava de forma correta. Nunca se preocupou com as roupas que sua mulher vestia ou aonde ia, quem eram suas amizades. Apenas confiava, como confiava em todos. Admirava a diversidade de cada um.

Ele ocupava o cargo de diretor de redação. Mantinha uma coluna na revista e como todo jornalista que se preze escrevia freneticamente. Sua ex-mulher ficava admirada e vez em quando comentava sobre isso, inquirindo aonde ele conseguiu assuntos para tantos textos. Ela mesma encontrou a resposta, quando leu uma crônica que ele fez em homenagem ao seu aniversário. Crônica laudatória, que elogiava detalhes.

Certo dia Barbosa recebe a visita de Mariana na sua sala quase-organizada. Ela havia sido sua estagiária durante o último período da faculdade e tinham sido bons e fraternais amigos. Nas dificuldades que ela tinha em compor um texto, ele, sempre solícito era chamado de cúmplice por Mariana, que ele imaginava ter como uma filha, já que nunca conseguiu ser pai. Ela entrou e o abraço demorou uma eternidade.

- E aí, Mariana, sua visita me faz um bem danado, a partir do colírio que meus olhos recebem da sua visão.

Os dois sorriram com o cumprimento, até ela baixar a cabeça e tristemente dizer que estava bem empregada em um grande jornal e que estava ali não para pedir emprego e sim para rogar por um grande favor.

- Barbosa, tive uma tremenda briga com o meu companheiro – ciumento de carteirinha -, e não posso voltar para a casa dos meus pais, porque saí justamente por causa dele e não tenho nenhum espaço por lá. Posso passar uns dias no seu apartamento até eu arranjar onde morar?

- Sem problemas, Mariana, eu tenho aqui uma cópia das chaves e você não precisa se preocupar em levar nada para lá, porque tem uma suíte bem montada, até com computador para você. Respondeu sem pestanejar, conforme esperava Mariana, que conhecia o caráter bondoso do seu ex-orientador.

“Uns dias” que Mariana pediu para ficar no amplo e agradável apartamento de Barbosa se transformaram em meses e ele estava gostando muito. Tinha companhia, ela era agradável e, curiosa como todo bom profissional, sugava o que podia da experiência de Barbosa. Ela estava encarregada das reportagens especiais do jornal em que trabalhava e precisava aprender muito.

Barbosa, por sua vez, não ficava inerte diante da beleza e do inevitável apego por ela, mas se policiava porque tinha quase o dobro de sua idade. Não foram raras às vezes em que gritava para sua alma: “Calma Barbosa, cuidado Barbosa...” Não sofria e o único inconveniente à agradável presença de Mariana era a vontade clássica de atração de um homem ainda bonitão por uma mulher belíssima. Nada mais natural.

Ele não desconfiava que ela também sofresse o mesmo incômodo. Um dia, durante o café da manhã, pairava um silêncio diferente, emblemático de que revelações poderiam acontecer. Barbosa imaginava que ela quereria dizer algo. “Talvez dizer que vai embora”. Ficou sombrio, não queria perder a presença de Mariana na sua casa e na sua vida, mesmo platonicamente.

Ela tinha um espírito decisivo. Levantou-se, contornou a mesa e ele esperou o tradicional beijo de despedida. Mas não foi assim. Ela sentou no colo de Barbosa e cochichou no seu ouvido:

- Posso lhe contar um segredo?

Barbosa imaginou que seria por causa da presença eventual da empregada, no seu ir e vir da cozinha para a sala das refeições. Somente se surpreendeu porque ela havia sentado no seu colo. Respondeu:

- Claro minha linda, pode dizer...

E ela, com a voz rouca de emoção, quase mata Barbosa de satisfação, quando disse:

- Eu te amo. Para em seguida dar-lhe um beijo na boca, com gosto de café com leite, presunto, queijo, banana, suco de maracujá e manteiga.

O beijo mais gostoso do Mundo, na avaliação de Barbosa, que de tão emocionado e apaixonado deixou escorregar lágrimas, flagradas de longe pela empregada que, em segredo torcia para que os dois um dia se acertassem. Ela pressentia que ambos estavam apaixonados e que Barbosa era “muito mole”, diferente de Negão, seu marido, que era o “cão chupando manga”. Negão era bom de boca.

A vida passou a ser maravilhosa para os dois. Mariana, enfim se relacionava com um homem que confiava nela. Ele não lhe cobrava nada e tampouco queria detalhes do seu passado, embora não tivesse nenhum constrangimento em saciar as curiosidades dela com relação a sua vida amorosa anterior. Descobriu que Mariana era ciumenta, mas isso não era uma preocupação porque ele somente a deseja. Não via as outras.

Deram uma festa para os colegas das duas redações quando oficializaram o casamento. Muita gente dentro do apartamento, que embora grande, se transformou numa lata de sardinha, com música, drinques e muitas conversas. Os dois circulavam deslumbrantes. Mas, em todo canto tem sempre um fuinha que deixa escapar comentários maldosos ou tenta ser engraçado, sem ser. Ruivão perguntou, para todos ouvirem:

- E aí Barbosa, vai deixar Mariana usar essas roupas poderosas bem arrochadas, com essas calcinhas minúsculas?

Barbosa respondeu como Mariana esperava – eram tão cúmplices que se comunicavam por um simples manear de cabeça.

- Ora, meu caro, a calcinha é dela...

Ruivão levou uma sonora vaia. (LS).


BECOPRESS

MACRODRAGAFEM
O Prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, participa nesta quinta-feira (14) em Brasília de uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Na pauta da reunião a macrodragagem do Rio Pataxó, que ao longo de décadas inunda a cidade.

DEFESA CIVIL
O Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, virá ao Estado do Rio Grande do Norte, no dia 29, a convite do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, para se reunir com autoridades estaduais e tratar assuntos ligados ao órgão no RN e no país.

SÃO GONÇALO
A prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza nesta quinta-feira (14) a 5ª Conferência Municipal de Saúde, a partir das 8h, no teatro municipal. Esse ano, o evento tem como tema central: “Todos usam o SUS: SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.

DIA DO HOMEM
Para comemorar o Dia do Homem, na próxima sexta-feira (15), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promove no Centro de Saúde Reprodutiva Prof. Leide Morais, um dia inteiro de orientações e exames para prevenção de doenças masculinas.

SÃO PAULO
O mês de julho vai ser de intensa atividade para os grupos folclóricos de São Gonçalo do Amarante. Ontem (12) o grupo parafolclórico Coco do Calemba embarcou para São Paulo onde vai representar o município e o Rio Grande do Norte no 6º Salão do Turismo, que acontece de 13 a 17 de julho, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.

A LUTA CONTINUA
Os policiais civis do Rio Grande do Norte, em greve desde o dia 17 de maio, saíram em passeata pelo Centro mais uma vez nesta quarta-feira (13). O destino foi o Tribunal de Justiça, onde às 15h ocorreu Audiência Conciliatória com o Governo do Estado, resultado de Requerimento feito pelo SINPOL na última sexta-feira (08).

PROJETO DE LEI
Promover a capacitação dos trabalhadores e o desenvolvimento do turismo brasileiro. Com esse objetivo, o deputado federal Fábio Faria (PMN/RN) apresentou o Projeto de Lei 7339/2010, que recebeu relatoria favorável na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). A proposta do deputado potiguar estabelece que o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) financie a formação e a capacitação de profissionais.

ÓBITOS
O Comitê Estadual de Mortalidade Materna se reuniu na manhã de hoje (12), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para discutir a importância do trabalho da Vigilância do Óbito nas unidades hospitalares do Rio Grande do Norte.

AO TRABALHO
Em assembleia realizada nesta terça-feira (12) pela manhã, na sede da Associação dos Servidores da Emater (Assema), os servidores da Emater-RN, em greve desde 25 de maio, decidiram pelo fim da paralisação e a volta ao trabalho nesta quarta-feira (13).

CAPRINOS
Entre os dias 15 e 17 deste mês o município de Afonso Bezerra sedia a 7ª edição da Caprifeira e 3º edição do São João Pedro. A programação será realizada no Centro Rural Francisco Mateus Costa.

CORRENDO ATRÁS
Com a contusão do volante Basílio, que só volta aos gramados no ano que vem, a diretoria do ABC segue atrás de um jogador para preencher a lacuna na sequência do Campeonato Brasileiro da Série B.

CACHIMBO DA PAZ?
O secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, recebeu na Governadoria, na tarde desta terça-feira (12), seis estudantes da UERN, que estavam acampados na Dired de Mossoró. O encontro para tratar sobre a pauta de reivindicações do movimento ficou acertado em reunião anterior, quando o secretário garantiu receber o grupo assim que ocorresse a desocupação do prédio da Diretoria Regional de Educação.

ALÍVIO
O ministro Garibaldi Alves Filho anunciou, em entrevista coletiva na tarde de hoje (12), que a Previdência Social vai revisar os benefícios de 131.161 segurados, como aposentados e pensionistas.

TURISMO
A governadora Rosalba Ciarlini participou da abertura, em São Paulo, da 6ª Edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, hoje, às 11h.

GRANA
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, assegurou a liberação de R$ 84 milhões para a aplicação em estradas do Rio Grande do Norte. A garantia foi dada à governadora Rosalba Ciarlini durante audiência no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 12.

FÉRIAS
De 15 a 24 de julho, o Norte Shopping desenvolveu uma programação especial para a criançada que está de férias escolares. Recreação para crianças de 4 a 10 anos de idade, com jogos interativos, salão de beleza, espaço para oficinas pedagógicas, etc... Mas, a grande novidade será um jogo com um tabuleiro gigante, permitindo que a criança mova os pinos enquanto joga. Todas as atividades são gratuitas e funcionam das 15h às 21h.

PARCERIA
Depois de 16 anos, a Fundação Roberto Marinho voltará a desenvolver projeto de educação no Rio Grande do Norte em parceria com o Governo do Estado. O novo telecurso será implantado para ajudar no combate à evasão escolar, redução do analfabetismo, correção das distorções idade/ano, aceleração escolar e acesso aos ensinos fundamental e médio.

ILEGAL
Em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (13), o Pleno de Desembargadores do Tribunal de Justiça do RN, julgou ilegal a greve dos professores e decretou o imediato retorno à sala de aula. A decisão foi tomada por unanimidade.

TRAGÉDIA
Tragédia na manhã desta quarta-feira (13) com passageiros que vinham de Recife a Natal. Dezesseis pessoas morreram na queda de um avião no início da manhã em Boa Viagem, zona sul do Recife. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que enviou nove viaturas para o local.

LAMENTO
A Moura Dubeux Engenharia lamenta o acidente aéreo ocorrido na manhã de hoje (13.07), em um terreno no limite entre as cidades de Recife e Jaboatão dos Guararapes. Uma das vítimas do acidente foi o diretor de Engenharia da construtora, Marcos Ely de Araújo Soares, 44 anos.

HOMENAGEM
O vereador Ney Lopes Jr.(DEM) será homenageado no próximo sábado, 16, no Encontro da Sociedade Potiguar Amiga do Meio Ambiente e dos Animais- I ESPAMDA. O parlamentar receberá uma comenda da organização não governamental paulista, Divulgação e Informação Animal e Meio Ambiente - DIAMA, pelo trabalho desempenhado na Câmara Municipal do Natal na área de proteção animal e meio ambiente.

ELEIÇÕES
O diretório do Democratas em Natal realizará no próximo sábado (16) a convenção municipal para a escolha dos novos dirigentes do DEM na capital potiguar. O evento ocorrerá na sede do partido a partir das 10h e será uma convenção cartorial.  O presidente nacional da legenda, senador José Agripino, que também comanda o diretório estadual, confirmou presença no evento e afirmou que a grande festa do Democratas no Rio Grande do Norte acontecerá durante a convenção estadual (programada para o dia 20 de agosto).

FOTOGRAFIA
A Practical desenvolveu um “Curso Avançado” de fotografia dando ênfase aos recursos manuais da máquina como abertura do diafragma e velocidade do obturador. Além de dominar os recursos manuais da câmera, o aluno vai aprender a fazer edição de imagens nos programas Photoshop e Ligthroom, criando seu fluxo digital personalizado. Informações pelo fone (84) 3211-5436.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template