acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Brasileiros não conhecem os sintomas da pneumonia

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, quatro em cada dez brasileiros não conhecem os sintomas da pneumonia. Para o pneumologista do Hospital do Andaraí, no Rio de Janeiro, João Mariné, a afirmação tem fundamento, já que a doença tem sintomas muito parecidos com os da gripe, como tosse, febre e catarro.

No entanto, o pneumologista explica que, apesar dos sintomas gerais serem semelhantes, existem sinais que podem identificar rapidamente a presença da pneumonia no organismo. "Na pneumonia as febres costumam ser de natureza mais elevada, a tosse costuma ser mais frequente e com uma quantidade de secreção maior. A febre alta chama mais atenção e uma febre que persiste mais de 48 horas deve chamar mais ainda a atenção”, observa o pneumologista.

O inverno também contribui para o aparecimento da pneumonia. Isso porque as temperaturas baixas favorecem o enfraquecimento das defesas do organismo, o que facilita a entrada de vírus e bactérias.

Dicas de prevenção

João Mariné dá dicas de como evitar a contaminação, especialmente nessa época do ano: "A recomendação é que as pessoas se mantenham em ambientes ventilados, alimentação saudável, uma ingestão bastante grande de líquidos. Tomar muito cuidado com ar condicionado e aquecedores, ou seja, manter os filtros desses aparelhos sempre bastante limpos para evitar contaminação por bactérias e fungos, que podem levar àocorrências de doenças respiratórias também."

O especialista explica que a pneumonia mal tratada pode causar insuficiência respiratória e infecções generalizadas. Por isso, a prevenção é fundamental. A vacina anual da gripe distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde é uma forte aliada contra a pneumonia. [por Débora Rocha/MS > Ouça a matéria aqui na Web Rádio Saúde]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template