O jornalista Luiz Gonzaga Cortez postou matéria em seu blog que trata da visita ao RN, nos últimos dias, dos dois cientistas norte-americanos, ganhadores do Prêmio Nobel de Física, os quais também estiveram com a governadora Rosalba Ciarline. Segundo Cortez, a assessoria de imprensa da governadora cometeu no mínimo uma gafe ou um cochilo daqueles ao informar em matéria divulgada que eles estavam ali como representantes do Instituto Internacional de Neurociências e para o qual pediam ajuda para sua manutenção, embora os cientistas sejam representantes do Comitê Científico do Instituto Internacional de Física que está sendo instalando em Natal, e que a visita foi para agradecer o empenho da governadora na obtenção de recursos para sua construção no Campus da UFRN. Só para relembrar, o Instituto Internacional de Neurociências fica em Macaíba, iniciativa do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. Confira, abaixo, o post do Natal em pauta:
Físicos visitam governadora Rosalba
A governadora Rosalba Ciarline destinou R$ 20 milhões, no Orçamento Geral da União, exercício 2011, para a construção do prédio Instituto Internacional de Física, no campus central da UFRN, cujas obras estão previstas para serem iniciadas neste ano. Em agradecimento ao trabalho desenvolvido pela então senadora Rosalba e a bancada federal, em Brasília, os físicos David J. Gross e Gerardus't Hooft,(vencedores do Prêmio Nobel de Física em 2004 e 1999), visitaram a Governadora do RN às 18h do dia 4, segunda-feira, na Governadoria, acompanhados do reitor Ivonildo Rego e do professor Itamar Procaccia, presidente do Comitê Científico do Instituto Internacional de Física, sediado em Natal.
A notícia divulgada pela assessoria de imprensa da Governadoria causou impacto entre os cientistas do Departamento de Física Teórica da UFRN. Um impacto negativo. Motivo: a matéria que saiu do gabinete da governadora, com a manchete "Vencedores de Prêmios Nobel de Física visitaram Rosalba Ciarlini", foi divulgada como se os físicos tivessem ido à Governadoria agradecer a ajuda ao "Instituto de Neurociências", instalado em Neópolis.
A matéria registra que a governadora afirmou que "estava muito feliz em receber pessoas notáveis como vocês. È uma honra ter a presença de vocês aqui no Estado. É a primeira vez que chegou perto de dois Prêmios Nobel. Espero que no futuro possamos ter a honra de ter vencedores saindo do nosso instituto", disse a Governadora, se referindo ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal". Mais adiante, o boletim da Assecom, assinado por Alexandre Mulatinho, assessor de comunicação, informa que o cientista Itamar Procaccia pediu "ajuda da Governadora para a manutenção do padrão do Instituto de Neurociência".
Em nenhum momento a matéria oficial registrou o Instituto Internacional de Física, que está funcionando numa casa alugada perto do campus da UFRN. Diante das reclamações provocadas pelas "gafes", o texto foi retificado, no dia seguinte, sem pedido de desculpas ou justificativa. No entanto, a primeira versão foi profusamente distribuída, a nível nacional, e permanece nos blogs de Natal, de Parelhas, Carnaúba dos Dantas, no jornal O Público, no site jusbrasil.com.br,etc. E está assim até hoje,8.
Nos meios científicos, ficou a interrogação: foi uma barriga? Uma deturpação de uma notícia importante? E perguntam: como é que dois cientistas com Prêmio Nobel vem a Natal para a aula magna da Universidade em 2011 e visitarem o Instituto Internacional de Física, de cujo Comitê Científico são membros, são tratados como tivessem vindo a agradecer uma ajuda ao instituto de neurociências, uma instituição privada com outros objetivos?
A matéria foi uma "barriga" ou um mistério? Ou um desserviço à divulgação científica?
Só Freud explica.
0 comentários:
Postar um comentário