acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Federação da Agricultura promove “Mídia Training” para dirigentes sindicalistas rurais

Foto:divulgação
Foi promovida na tarde desta segunda-feira (31), o 1° Mídia Training Rural no Rio Grande do Norte. Desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), o evento contou com a participação de diversos presidentes de sindicatos rurais do estado e com a direção do Sistema Faern/Senar. Apresentado pelos jornalistas e publicitários Eugênio Soares e João Maria Medeiros, o mídia training foi à oportunidade para os presidentes descobrirem como trabalha os meios de comunicação atualmente. Participando de entrevistas e debates sobre temas importantes para o agronegócio, os diretores de sindicatos avaliaram como se deve comportar em uma entrevista, seja ela para jornal impresso, TV ou rádio.

De acordo com o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, o evento surgiu da concepção de que os presidentes de sindicatos devem melhor entender esses meios e como interagir melhor com os profissionais da imprensa. “Acredito que esse curso foi muito proveitoso para todos. Uma oportunidade para os nossos presidentes de sindicatos saberem como melhor se portar em uma entrevista e como melhor aproveitar o espaço da mídia em favor do agronegócio”, explicou Vieira.

Seja uma boa fonte

De acordo com Eugênio Soares o papel do jornalista é investigar e apurar fatos do cotidiano, e, para isso ele conta com as armas que possui. E uma dessas armas são as fontes. “Todo repórter deseja a melhor matéria. Para isso ele conta com boas informações. Para um jornalista uma boa fonte é aquela que sabe passar as informações principais de determinado tema, sem muita embromação e para isso ele procura quem sabe se comunicar. E é isso que eu espero dos senhores”, explicou Soares.

De acordo com João Maria Medeiros, o bom entrevistado é aquele que sabe o que é perguntado. Mas, se esse entrevistado é pego de surpresa, que pelo menos ele saiba sair de situações embaraçosas. “Vocês precisam entender como sair melhor de uma situação ruim. Se não sabem bem o assunto, procurem se informar e marque com o jornalista depois. Você não é obrigado a falar sobre aquilo que não entende bem”, enfatizou Medeiros.

Credibilidade

Na conversa com os presidentes de sindicatos rurais os dois jornalistas explicaram que o entrevistado deve sempre procurar um veículo de informação confiável e que transmita credibilidade. “Vocês devem saber antes quem vem de lá. Devem procurar conhecer a história daquele jornal ou jornalista. Devem procurar passar as notícias de seu sindicato para órgãos confiáveis e corretos com as fontes e os leitores”, informou Medeiros.

Palavra de presidente  

De acordo com Antônio Evandi, presidente do Sindicato Rural de Apodi, as palestras foram muito proveitosas e esclarecedoras sobre os meios de comunicação. “Eu gostei muito. Acredito que todos aqui aprendemos um pouco como melhor trabalhar com os jornalistas. Descobrimos alguns métodos de como melhor interagir com os repórteres e cinegrafistas”, finalizou Evandi. (PC).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template