acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Associação médica emite nota questionável

--- Walter Medeiros* – waltermedeiros@supercabo.com.br

A Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), inconformada com a compreensão e adesão cada dia mais numerosa de cidadãos brasileiros ao uso da auto-hemoterapia, emitiu uma nota que tenta encobrir a verdade, que está nos resultados conseguidos com a prevenção e cura de doenças. A nota ganhou o pomposo título de “Auto-hemoterapia não é reconhecida por especialistas”, o que se torna uma frase vaga e sem sentido, pois não é citado nenhum caso de especialista que não reconheceria e deixa de dizer também que motivos teriam esses especialistas para deixar de reconhecer a técnica.

Escrevendo mais um capítulo lamentável de uma perseguição cruel a uma prática que deveria, isso sim, ser estudada e pesquisada para comprovar sua eficácia, a nota diz em seguida que “ABHH alerta para os riscos da prática e ausência de embasamento científico que comprove sua eficácia”. Não cita, porém, nenhum tipo de risco da prática e sobre a alegada “ausência de embasamento científico”, deixa de considerar centenas de trabalhos indexados há muitas décadas.

A Associação faz referência a “inúmeros questionamentos recebidos, tanto por parte de profissionais médicos como não médicos, relacionados à suposta prática hemoterápica denominada ‘auto-hemoterapia’", o que, por si só já deveria ser motivo para outro tratamento ao assunto. Mas, simplesmente afirma que “A Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia NÃO RECONHECE do ponto de vista científico o procedimento "auto-hemoterapia", acrescentando que “Não existe na literatura médica, tanto nacional quanto internacional, qualquer estudo com evidências científicas sobre o referido tema”. Faz muito tempo que se sabe que estas afirmações não são verdadeiras. Muitos médicos contestam o parecer do Conselho Federal de Medicina que concluiu pela suposta inexistência de trabalhos científicos a respeito da AHT.

Diz ainda a nota da ABHH que “Por não existirem informações científicas sobre o referido procedimento, são desconhecidos os possíveis efeitos colaterais e complicações desta prática, podendo colocar em risco a saúde dos pacientes a ela submetidos”.  Ora, a auto-hemoterapia é usada há mais de 150 anos e já em 1924 era objeto de uma tese de doutoramento em Portugal, bem como foi abordada em inúmeros outros trabalhos subseqüentes. Durante todo esse tempo nunca se teve conhecimento de efeitos colaterais nem complicações ou riscos à saúde dos usuários.  Trata-se, portanto, de mais uma tentativa vazia de desfazer da auto-hemoterapia. Aliás, sua utilização pelos médicos brasileiros foi permitida até dezembro de 2007.

Por outro lado, diz ainda a nota que “Agrega-se a este parecer, a Resolução do Conselho Federal de Medicina- Resolução CFM no 1.499/98, que em seu artigo 1º, ‘Proíbe aos médicos a utilização de práticas terapêuticas não reconhecidas pela comunidade científica’". Trata-se de uma resolução injusta, pois tira do médico o direito de curar seus pacientes e contraria a Declaração de Helsinque, que diz: “No tratamento de um paciente, quando métodos profiláticos, diagnósticos e terapêuticos comprovados não existem ou foram ineficazes, o médico, com o consentimento informado do paciente, deve ser livre para utilizar medidas profiláticas, diagnósticas e terapêuticas não comprovados ou inovadores, se no seu julgamento, esta ofereça esperança de salvar vida, restabelecimento da saúde e alívio do sofrimento. Quando possível, estas medidas devem ser objeto de pesquisa, desenhada para avaliar sua segurança ou eficácia”.

O diretor da Associação, Dante Mário Langhi Jr., alega que “a auto-hemoterapia é adotada por leigos e é desaconselhada por, além de não ter nenhum benefício comprovado no campo da ciência, poder apresentar inúmeros riscos à saúde”. Seria importante ele explicar por que deixa de levar em conta os estudos e trabalhos científicos existentes e que comprovam os benefícios da técnica, ao contrário do que ele diz. Quanto aos riscos à saúde que fala, não cita nenhum. Da mesma forma que a Associação alega que não existiria a comprovação, está obrigada a comprovar o que alega. Portanto, é preciso que cite que riscos são esses que alegam. Como temos visto na prática, o fato de não reconhecerem a auto-hemoterapia não significa que ela deixe de ser eficaz, pois sua eficácia está sendo comprovada cada vez mais, dia após dia.

*Jornalista
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

5 comentários:

  1. Prezado amigo Walter Medeiros
    PARABÉNS pelo brilhante texto.
    Realmente a divulgação da auto-hemoterapia na TV Record, provocou uma série de paginas na internet, contestando a auto-hemoterapia, com esta nota. E infelizmente muitas delas, estão trancando os comentarios para os auto-hemoterapeutas, que sempre enviam mensagens com muitas informações e acima de tudo com MUITAS PROVAS da eficacia da auto-hemoterapia.
    E os órgãos de saúde ainda insistem em ignorar e tentam constantemente atraves de informações distorcidas, desabonar a terapia.
    E aproveitando o espaço, gostaria de deixar umas das respostas que consegui postar em um destes muitos sites, que estão publicando a nota, que voce tão bem contestou.
    Forte abraço do amigo
    Marcelo

    ----

    Auto-hemoterapia adotada por leigos?

    Não é somente por leigos.

    Divulgadores da auto-hemoterapia = DÉCADAS de experiência. “Especialistas?? que não reconhecem a AHT” = 0 dias de experiência. Aliás palavra de especialistas: AHT é placebo! — (enquanto têm MUITOS animais curados com a AHT).

    “APOIAM A AUTO-HEMOTERAPIA DR. LUIZ MOURA – mais de 60 anos de profissão. DR. JORGE GONZÁLEZ RAMIREZ (que afirmou A Auto-hemoterapia tem 98/99% de êxito), 3 doutorados e Curriculum que não necessita comentários. DR. WU TOU KWANG. (procure por aí que vai encontrar o Curriculum monstruoso deste super cientista). DR. EDUARDO FORTOUL OLIVIER (discipulo do Dr. RAMIREZ – vários videos no youtube). Mestre Telma Geovanini UNIPAC MG, IDA ZASLAVSKY 17 anos de exp com a AHT, Dra. Karla Salete Tratsk-Nitz, Dr. Gilberto Lopes da Silva Júnior, DR. PAULO VARANDA, Dr. João Veiga Filho , Dr Sávio Lee, Dra. Neide Maria de Souza de Freitas, Dra Graciela Bazzi, Dr. André Pita, Dra. Kerstin Rusch, Dr. Walter Batista Falcone – 33 naos de medicina, Professor Dr. Francisco das Chagas Rodrigues, Dr. Francisco Humberto – médico há 37 anos, Dr.Mattoso, Dr. Eliel Souza, Dr. Tarcísio Gurgel de Souza, Dr. Marcus Mac-Ginity, Dra. Alessandra Mandaloufas, Dr. Ronaldo João, Dr. Júlio Bandeira, Professor Dr. José de Felipe Junior, Dra. Berenice Cunha Wilke Blanes, Dr. Katrin Koch, Dr. João Batista Caetano – 32 anos de profissão, Professor Lelington Lobo Franco, Dra. Kostina Il\’inichna Galina, Stuart Shakman Hale, Tanya Bernard há mais de 20 consultora de pesquisas médicas USA, Dr. Vicente Manuel Chávez Licona – 3 faculdades, Dr. Petrônio Estevão – 2 faculdades de Med., Dr. Moacir Jorge Oliveira – médico há mais de 30 anos, Professor Dr. André Luis Soares da Fonseca, professor de Imunologia e Genética Médica e tantos outros que não vou perder meu tempo em postar todos aqui. São profissionais altamente capacitados que apoiam a auto-hemoterapia.

    “É preciso estudos cientificos…”. PRA QUE? Para cientificar as milhares de curas que a auto-hemoterapia proporcionou? Como diz JOSE LUIZ DUTRA (curado de Crohn com a AHT). A AHT pode não ser científica, mas os resultados são excelentes. E tenho documentos para comprovar.

    E o meu caso, foram 50 anos de furunculose cronica, com diversos tratamento$ cientifico$, e somente a AHT foi capaz de CURAR.

    Leia e baixe arquivos PDFs sobre Auto-hemoterapia:

    http://pdfcast.org/search/all/autohemoterapia

    https://sites.google.com/site/autohemotherapy/

    http://pdfcast.org/pdf/autohemoterapia-fatos-e-fotos http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/

    http://autohemoterapia.fortunecity.com/

    http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia.htm

    http://www.campanhaauto-hemoterapia.blogspot.com/

    http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/387723

    http://hssuffer.wordpress.com/auto-hemoterapia-sangue-que-cura
    E CENTENAS DE VIDEOS NO YOUTUBE SOBRE A AUTO-HEMOTERAPIA.

    ResponderExcluir
  2. Diariamente nos deparamos com novos testemunhos de usuários beneficiados com a auto-hemoterapia. Novas páginas, blogs, sites de pessoas que querem divulgar a AHT, pois por si próprias, comprovaram a eficácia da auto-hemoterapia.

    Os argumentos de que não existam estudos científicos que atestem a eficácia da AHT, assim seriam desconhecidos riscos imprevisíveis imediatos ou tardios, já caíram por terra há muito tempo.

    E porque isto? Porque a auto-hemoterapia na maior parte dos casos, CURA doenças, principalmente as consideradas crônicas e sem solução para a medicina.

    Também porque abstem dos medicamentos. MAS um dos principais motivos é o interesse pessoal. Em outras palavras, livra você da "sabedoria do doutor", "que é justamente o que ele não quer". Esta é uma das razões principais desta situação mesquinha e falaciosa. E também a razão das manifestações contrarias, muitas das vezes raivosas, em contestar a AHT.

    Alegação de placebo, nem merece comentários, de tão infantil. Estudos com grupos de controle? Quer grupo de controle melhor do que milhões de pessoas fazendo uso da terapia?

    Riscos? Onde estão? Como bem disse Walter Medeiros, são milhões de aplicações diárias, e nenhum caso de insucesso. Considerando-se ainda, quase 4 anos de proibição, e sem falar que a AHT é uma técnica centenária, onde estão os riscos imprevisíveis a longo prazo? Qual é o prazo para longo prazo? São distorções deslavadas para continuar com esta situação vergonhosa de proibir as pessoas de se tratarem. De ameaças aos profissionais de saúde, que se atreverem a desobedecer, os que se auto-intitularam proprietários da saúde das pessoas, usando o sofrimento e desgraça, como um negócio lucrativo.

    Então só há um jeito de mudar esta situação. É pela manifestação de mais e mais pessoas que obtiveram benefícios com a AHT. Não há como tapar sol com peneiras. Não há como contestar provas com teorias absurdas, que claramente denotam o interesse mesquinho e desalmado, de pessoas que juraram aliviar sofrimento e ainda curar enfermidades, e por interesses pessoais, omitem-se de seus juramentos.

    Aproveito-me da oportunidade, para parabenizar o amigo Walter Medeiros, lutador incansável em defesa da AHT e pela busca da Verdade, pelo seu excelente texto: ASSOCIAÇÃO MÉDICA EMITE NOTA QUESTIONÁVEL - sobre a Auto-hemoterapia. Suas considerações extirparam de vez, a vã tentativa do movimento contra a AHT, com a frase vazia e falaciosa (pois nem de longe são todos que não reconhecem), de que especialistas não reconhecem a auto-hemoterapia.

    E concluindo, "muitos renomados especialistas", que verdadeiramente estudaram e experienciaram a auto-hemoterapia, não só a reconhecem, como a recomendam! E MILHÕES de pessoas também.

    ResponderExcluir
  3. Diariamente mais e mais testemunhos atestam a eficácia da auto-hemoterapia:

    Meu nome é Roberta Achy e esse não é nem o começo, nem o fim da minha história… Mas um pedaço dela está nestes registros on-line com o intuito de auxiliar a outros que tenham tido o mesmo tipo de experiência. Por ser portadora de duas doenças raras, sem cura e auto-imunes, ambas congênitas, faço há mais de dois anos aplicações de auto-hemoterapia de 20 ml a cada 6 dias e aqui deixo o meu testemunho em prol de todos os benefícios que recebi até então. Não seria quem sou hoje se não fosse o milagre dessa técnica.
    Uma nova história começa aqui!
    http://hssuffer.wordpress.com/uma-nova-historia-comeca-aqui/

    13/02/2011 02:28 - Sergio Vieira
    Não estou usando este método,porém tenho uma colega que já fez no esposo e obteve bons resultados.Trabalho na área da saúde e achei muito convincente as palavras do Dr.Luiz Moura, é uma pena que os médicos ainda não acreditam neste milagre.Vamos divulgar mais.
    http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/387723

    13/02/2011 08:32 - Roberto
    Olá. Fico realmente feliz em saber que um procedimento tão simples pode ajudar tanto uma pessoa. Admiro sua força, Genaura, e espero que suas vitórias não parem por aí. Sou profissional da saúde e fiz esse procedimento em muitas pessoas, algumas inclusive com indicação médica, com no caso de uma jovem veterinária que era acometida de esclerodermia. A melhora foi visível e imediata. Esse procedimento, apesar de parecer recente, na verdade foi muito usado ha muito tempo. Tempo em que a industria farmaceutica não era tão forte e o uso de antibióticos não era tão disseminado como hoje. Hoje, nós profissionais , somos proibidos de realizar tal procedimento por aqueles que dizem não reconhecer como eficaz um tratamento que já ajudou tanta gente. Porque não se habilitam a fazer estudos sobre o caso, ou há interesse financeiro sobre o assunto, haja visto que como esse tratamento as farmacias sentiram (e muito) no bolso a queda de sua vendas. Um abraço e que Deus te dê forças e coragem pra continuar sua luta! Abraços....
    http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/387723

    ResponderExcluir
  4. AUTO-HEMOTERAPIA

    Depoimento Pessoal

    Retirado do vídeo: Auto - Hemoterapia.MPG

    http://www.youtube.com/watch?v=9SdHmR0U4ug

    Cura de alergia crônica de pele com a auto-hemoterapia. A medicina convencional não conseguiu resolver o problema com a indicação de pomadas e corticoides. Seis meses e aí está o resultado. No dia seguinte à primeira aplicação já estava melhor. Vejam!

    canal no youtube: http://www.youtube.com/user/noexluna

    Dicionário de 1958 em que já consta o verbete: "auto-hemoterapia" (técnica antiga)

    O mesmo verbete "auto-hemoterapia" em dicionário do ano 2000 consta como pertencente à Medicina: "Med."

    Alergia crônica.

    Dermatite atópica, eczema, dermatose, atopia: enfim, vários nomes ...

    O tratamento convencional não resolveu:
    - você irá morrer com a alergia, mas não da alergia - doença crônica incurável.

    A auto-hemoterapia está curando - Veja!

    SOFRIMENTO

    * Pequenas bolhas de água.
    * Coceira.
    * Ressecamento
    * Rachadura da pele.
    * Sangramento.
    * Impossibilidade de lidar com papéis.
    * Impossibilidade de cumprimentar as pessoas.

    * Saúde da pele
    * A mão de volta à sua condição normal, após seis meses
    de tratamento com a auto-hemoterapia.
    * Recuperação da auto-estima.
    * Recuperação da alegria de viver.

    ALGUMA DÚVIDA?

    PRECISAM DE MAIS PROVAS?

    EU ESTOU SATISFEITO!

    http://autohemoterapia.orgfree.com/Autohemoterapia_cura_alergia_cronica_de_pele.html

    ResponderExcluir
  5. O Petronio Estevão não tem nem uma faculdade de
    Medicina, quanto mais duas...
    Que pena que vocês não averiguam os que dizem-se
    médicos.
    Isso questiona o crédito da matéria.

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template