acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Assú e Emparn preparam simpósio para produtores de algodão

A Prefeitura do Assú e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) estão preparando um simpósio para proprietários rurais que participarão da experiência de revitalização do algodão no município e região. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Francisco de Assis Souto, a data deverá ser anunciada na próxima semana. O projeto de revitalização do algodão dispõe atualmente de 337 proprietários rurais cadastrados nos municípios de Assú, Ipanguaçu e Afonso Bezerra. Com perfil de Agricultura Familiar eles irão cultivar de um e meio a dois hectares de algodão em áreas de sequeiro. Com lastro financeiro de R$ 200 mil, o projeto é executado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), núcleo do Algodão.

Debate

Na semana passada o projeto foi debatido na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). Assú foi representado pelos secretários Francisco Souto e Paulo César de Brito (Desenvolvimento Rural), além do presidente da Cooperativa Agropecuária do Vale do Açu (Coaperval), João Gregório Júnior. Na ocasião discutiu-se a apresentação de uma minuta de contrato por intermédio do qual a cooperativa se compromete a comercializar 123 toneladas de pluma de algodão.

Empresas como Vicunha e Santana Sementes assumiram o compromisso de adquirir toda a produção da experiência – que poderá chegar a 300 ou 350 hectares cultivados. O secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente enfatizou que no simpósio haverá a exposição do plano de trabalho correspondente ao início da plantação. Além da Prefeitura do Assú, Coaperval, Emparn e Embrapa - Algodão, o projeto de revitalização da cultura algodoeira na região tem a parceria do Serviço Brasileiro de apoio à Pequena e Média Empresa do Rio Grande do Norte (Sebrae). O Protocolo de Intenções será assinado em novo encontro na Fiern, marcado para as 15h do dia 15 de fevereiro. [Agência Eco de Notícias]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template