![]() |
convite evento - foto:divulgação |
A abertura oficial da exposição da escritora potiguar Nísia Floresta acontece nesta quinta-feira (18), no Espaço Luz (biblioteca da FARN), às 19h30. A mostra, um dos eventos do Natal em Natal, faz parte das comemorações do Bicentenário da poetisa e das comemorações da VII Semana do Livro e da Biblioteca da FARN.
Nísia Floresta escrevia sobre a escravidão, o sofrimento do índio e também as belezas de seu país. Mas, acima de tudo, sobre a mulher e a opressão vivida pelo sexo feminino. Na verdade, tudo que Nísia Floresta escreveu foi para defender as causas nas quais ela acreditava, mais que por aspiração literária. E, ainda assim, tornou-se uma das maiores autoras de seu tempo. Ela é dona de uma trajetória intensa.
Nasceu em Papari, no Rio Grande do Norte. Conheceu o grande amor em Olinda, Pernambuco. Ficou viúva em Porto Alegre. No Rio de Janeiro, fundou um colégio revolucionário para meninas. O colégio, assim como os livros, era para exercer sua militância. Lutava por uma educação igualitária: às mulheres o conhecimento e não apenas o bordado.
Na Europa, consagrou-se, estabeleceu amizade com grandes intelectuais e residiu em vários países. Morreu na França, em 1885, após 75 anos vividos e 15 obras publicadas, além de incontáveis artigos na imprensa brasileira.
A realização da exposição fotográfica da escritora potiguar Nísia Floresta nos dias 18 e 19 de novembro tem parceria da Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte e Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte – FARN.
Tiana Costa
Assessoria de imprensa
0 comentários:
Postar um comentário