acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Exposições, dança, música, artes visuais entre outras atrações agitam o Sexta das Artes

A décima edição do projeto oferece programação para todas as idades, na antiga Área de Lazer do Conjunto Panatis

A Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), através do Centro Municipal de Artes Integradas (CMAI), apresenta no próximo dia 29, a décima edição do projeto Sexta das Artes. A movimentação terá início às 9h e seguirá até as 21h, na sede do CMAI, localizada no Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo (Rua João Medeiros Filho no Conjunto Panatis - Antiga Área de Lazer).

Entre as atrações estão: a exposição “Fé”, do fotógrafo Anchieta Xavier, a exposição “Jardim das Delícias”, do artista plástico Guaraci Gabriel, a Orquestra de violões do CMAI, o Cia. de Ballet do Editam, a Escola de Ballet Municipal Professor Roosevelt Pimenta, o grupo Tom Maior, a cantora Vanessa Fernandes, a violonista Bárbara Mattiuci, oficina de desenho animado com Lula Borges, improviso das artes com o pianista Humberto Luiz, o percussionista Jorge Negão, o pintor Emanoel Cândido e a bailarina-atriz Vanessa de Oliveira.

O projeto acontece sempre na última sexta feira do mês e tem a proposta de incentivar a produção artística, promover a convivência entre alunos e professores, além de provocar a troca de experiência entre artistas da cidade e a comunidade.
O Centro Municipal de Artes Integradas - CMAI é um projeto-escola da prefeitura do Natal, através da Funcarte, criado em agosto de 2005, que oferece gratuitamente cursos básicos em artes. São 12 cursos oferecidos, com duração de um ano cada, divididos em módulos semestrais, com carga horária de 128 horas para os cursos de danças populares e música (instrumento ou canto e linguagem e estruturação musical), e 256 horas para o curso de artes visuais que contempla diferentes abordagens em pintura, desenho e modelagem. Atualmente o projeto atende mais de 400 alunos, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

As inscrições para os cursos são oferecidas duas vezes ao ano, em fevereiro e em julho. Além dos cursos oferecidos há grupos artísticos abertos à comunidade como o Núcleo de Chorinho, a Orquestra de Violões, o grupo Flauta e Poesia, o Coro Soarte, o Núcleo de MPB e grupos de estudos avançados em desenho, criação de painéis e pintura. Mensalmente é realizado o projeto Sexta das Artes, mostra cultural que integra e possibilita o convívio criativo entre alunos, professores e renomados artistas da cidade, além da possibilidade de integração das artes.

Semestralmente há também a realização da Semana das Artes Integradas, evento que ocorre durante uma semana, disponibilizando gratuitamente oficinas de curta duração à comunidade e difundindo os trabalhos realizados pelos alunos do centro em diferentes espaços da cidade. Atualmente o CMAI está sob a direção de Leandro Rocha.

Assessoria de Comunicação da Funcarte
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template