acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais lota e emociona público no TAM

Fotos:/divulgação
Em sua maior turnê nacional, onde ao final terá se apresentado em sete capitais do Norte e Nordeste do Brasil, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresentou, na noite desta terça-feira, 14, no Teatro Alberto Maranhão (TAM). Com um teatro lotado – as senhas se esgotaram – e atento, a filarmônica executou clássicos da música erudita mundial e contagiou o público presente.

Sob a regência do seu Diretor Artístico e Regente Titular, maestro Fabio Mechetti, a filarmônica abriu o espetáculo com a execução do clássico Egmont: Abertura, de Beethoven. Na sequência, a Sinfonia n° 41, “Júpiter”, de Wolfgang Amadeus Mozart. A última peça apresentada, até então, foi a bela Sinfonia n° 8 em Sol maior, do compositor tcheco Dvorák.

Porém, uma surpresa para o público potiguar. Após efusivos aplausos, os músicos retomaram seus acentos e a orquestra executou o clássico O Guarani: Protofonia, do maestro brasileiro Carlos Gomes. Este foi considerado o ápice da noite, pois a peça não fazia parte da pauta de apresentação. Um presente para o público que prestigiou a primeira apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em terras potiguares.

Para o diretor da filarmônica, Diomar Silveira, a apresentação superou todas as expectativas. “Muito bom! Ultrapassou todas as nossas expectativas. Pois essa é a primeira vez que saímos em uma grande turnê pelo Brasil. Somos uma orquestra nova e por isso tínhamos um pequeno receio, mas já superado. O público potiguar está de parabéns e agradecemos a presença de todos que vieram ao Teatro Alberto Maranhão”, disse.

Turnê

Natal foi a quarta cidade a receber a filarmônica, que iniciou sua apresentação no dia 08 de setembro, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Em seguida, no dia 10, o grupo levou a música clássica ao Cine-Teatro Bangüê, em João Pessoa. Recife recebeu a Filarmônica no dia 12.

Após passagem por Natal, a orquestra segue para Fortaleza, onde se apresentará nesta quinta-feira, 16, no Theatro José de Alencar. Na sequência passa por Belém, no Theatro da Paz, dia 17 - integrando a programação do 4° Festival Internacional de Ópera da Amazônia. A cidade de Manaus será a última capital a receber a Orquestra. A apresentação acontecerá no próximo domingo, 19, no Teatro Amazonas.

Sobre a filarmônica

Sob a liderança do maestro Fabio Mechetti, regente de sólida e respeitada carreira nacional e internacional, a orquestra é formada por músicos mineiros, brasileiros de outros estados e estrangeiros. O trabalho da Filarmônica tem se destacado em todo o país: Minas Gerais se apresenta no roteiro das melhores orquestras do Brasil, formando novos públicos e democratizando o acesso à cultura. Para saber mais sobre a filarmônica acesse www.filarmonica.art.br.
por assessoria de imprensa
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template