acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Beatas protagonizam milagres

Pesquisa revela papel de outras beatas, reunidas em torno de Apostolado fundado por Padre Cícero. "Inicialmente, o objeto de culto não era o Padre Cícero ou as beatas, e sim o sangue precioso", Edianne dos Santos Nobre, Historiadora.

Foto:Acervo UNIFOR
Um padre, uma beata e uma hóstia transmutada em sangue. Tanto na "história oficial" como nas narrativas populares, estes são os protagonistas do fenômeno que transformou uma pequena comunidade em um espaço sagrado e alçou o padre local à categoria de santo, mesmo à margem da Igreja Católica. Mas ao se debruçar no processo episcopal que investigou o chamado "milagre de Juazeiro", encontram-se não apenas os relatos de Maria de Araújo, como também a descrição de "fenômenos extraordinários" experimentados por outras beatas que faziam parte do Apostolado do Sagrado Coração, fundado pelo Padre Cícero um ano antes do episódio da hóstia.

As experiências místicas dessas mulheres e a construção, a partir de seus relatos, de Juazeiro como um lugar sagrado são o tema da dissertação da historiadora Edianne dos Santos Nobre, mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Retirado do blog O Maravilhoso Mundo Cariri, do professor Océlio Teixeira de Souza, da Universidade Regional do Cariri [CONFIRA AQUI]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template