acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 23 de julho de 2010

“Tenho medo de dormir em minha propriedade”

Seminário sobre políticas públicas para o agronegócio discute segurança e outros temas

Foto:Divulgação
O seminário “O que esperamos do próximo governo do RN”, promovido nesta quinta-feira (22), reuniu mais de 40 entidades do setor agropecuário do estado para discutir as políticas públicas que deverão ser implantadas pelo futuro governador para atender os anseios da classe produtora rural. Idealizado pelo Sistema Faern/Senar, o seminário discutiu durante todo o dia, no Hotel Praia Mar, as dificuldades e alternativas apontadas pelos produtores rurais para o campo potiguar. Um documento inédito sobre a agricultura que servirá de chave para os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte.

Logo após a primeira parte do seminário, os representantes de entidades de classe e de sindicatos rurais reuniram-se em salas para debaterem os temas agendados em reunião anterior e que iam de meio ambiente até escoamento de nossos produtos agrícolas pelas rodovias, passando pelo novo código florestal brasileiro.

Um dos temas que nortearam as discussões do seminário foi à questão da insegurança na Zona Rural do estado. Um problema antigo e que nesses últimos anos atingiu níveis extremos. O presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira foi um dos que comentou o assunto. “Eu tenho medo de dormir em minha propriedade, e o pior é saber que não estou sozinho nesse receio. O produtor rural está com medo e sem apoios dos governantes. É por isso que esse tema é um dos mais debatidos aqui, por conta desse medo coletivo”, explicou Vieira.

Plenária sobre os temas

Depois das rodadas de discussões, onde os vários temas foram abordados pelas turmas de debate, os representantes desses grupos se dirigiram ao salão principal do evento para participarem de uma plenária com todos os outros integrantes das entidades e sindicatos rurais para, juntos, explicarem suas idéia e alternativas sobre os temas. “É muito importante esse debate, essas questões servirão de base para o futuro governador, ele terá que ler esse documento para saber nossa real situação. A real situação do campo. E acredito que um dos pontos mais fortes que ele (o futuro governador) deve aprovar é a isenção do ICMS para a produção agropecuária. Isso fará nossa economia crescer”, lembrou o produtor rural Humberto Concentino, que representou o grupo que tratou sobre política agrícola.

Outros pontos que foram abordados entre os vários assuntos promovidos no seminário foram às questões da educação na Zona Rural e da segurança alimentar. Temas que foram abordados pelos representantes Gil Dutra Furtado e Evádio Pereira, respectivamente.

Gil Dutra explicou sobre a total falta de infraestrutura nas escolas espalhadas pelas pequenas cidades e no campo. Também mostrou números de outros estados para comparação de todos. “As nossas escolas rurais, salvo raríssimas exceções, estão em frangalhos. Faltando de tudo, e em nossa reunião, discutimos que esses casos só aumentaram. Outros estados, alguns até aqui do Nordeste, estão com uma logística melhor que a nossa. Temos que propor algo o mais breve possível e acredito que aqui estamos dando a nossa contribuição, com novas idéias sobre o tema”, ressaltou Dutra.

A questão da segurança alimentar foi tema abordado pelo representante no Rio Grande do Norte do Ministério da Agricultura, Evádio Pereira, que informou a todos que para um estado ter uma economia rural respeitada em outros países deve antes de tudo, respeitar os seus produtores e fazer deles técnicos criteriosos de seus próprios produtos. “O futuro governador deve incentivar e ajudar o produtor para que ele e sua propriedade tenham qualidade com o que planta ou produz. O mercado externo espera e cobra máxima qualidade, e é dever dos governos propiciarem bons resultados. A fiscalização deve aumentar, os projetos de ajuda também. Somente assim criaremos uma cultura de primeiro mundo em nossa cadeia produtiva”, reforçou Pereira.

Palavra final

No fim das apresentações, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, agradeceu o apoio e a participação de todos e explicou que essa luta pelo produtor rural não acabou, está apenas no início, mas que muitas conquistas já foram alcançadas. “Quero agradecer a todos que participaram das mesas de discussões e também o empenho em analisar todos esses temas, somente assim daremos nossa contribuição para a democracia no campo. O sucesso do seminário é de todos. Agora é levar nossas propostas para os candidatos e que eles saibam que aqui se discutiu projetos reais e possíveis de serem aplicados no estado. Muito obrigado”, finalizou Vieira. [Com Paulo Correia]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template