As carretas do governo federal já estão em todos os estados e no DF, e já levaram atendimento especializado e reduzindo o tempo de espera em mais de 100 regiões de saúde. Antes, a unidade móvel que chega a Mossoró prestou atendimento para a população de Parnamirim
Além do município do Rio Grande do Norte, outras seis cidades brasileiras recebem as carretas de saúde nesta sexta: São João de Meriti e Campo Grande (RJ), Tarauacá (AC), Caxias do Sul (RS), São José (SC) e Bom Jesus (PI). Ao todo, 47 unidades móveis de saúde especializada do governo federal estão em todo o país e no DF, posicionadas em regiões de difícil acesso, alta demanda por assistência especializada ou cidades-polo, referência para atendimento de outros municípios da região. Desde outubro de 2025, quando começaram a ampliar a oferta de atendimento, as unidades móveis já reduziram o tempo de espera em mais de 100 regiões de saúde.
"Essa ação do Governo Federal, por meio do Programa Agora Tem Especialistas, vai levar atendimento especializado não somente às mulheres de Mossoró, mas também aos demais municípios da 2ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte. Com essa carreta, vamos poder ofertar serviços importantes como consultas com ginecologista e mastologista, mamografia, ultrassonografias, colposcopia e, quando indicado, até punção de mama. É o governo do Brasil levando saúde para o povo brasileiro, onde ele estiver”, diz o superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Jalmir Simões, acrescentando que “em Parnamirim, local onde a carreta estava anteriormente, atendemos mais de 1.280 pacientes e realizamos mais de 2.600 procedimentos. Cuidar da saúde da mulher é investir no futuro”.
Consultas
As pacientes da rede pública de Mossoró, previamente agendadas e encaminhadas pela secretaria de saúde local, podem fazer consultas especializadas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginal e até biópsias para diagnosticar precocemente câncer de mama e de colo de útero. Uma equipe multiprofissional, composta por médico, técnico de enfermagem e enfermeiro, já está pronta para receber a população.
Carretas desafogam atendimento local e zeram filas em 15 municípios
Até o final deste ano, um total de 150 unidades móveis estará em funcionamento no país. Das 47 atualmente disponíveis, 33 são de saúde da mulher, nove de exames de imagem e cinco especializadas em oftalmologia. Todas estão estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais e atuam para desafogar a demanda reprimida. Quinze municípios, inclusive, já zeraram a fila por atendimento.
É o que aconteceu em Ceilândia (DF), Garanhuns (PE), Urucânia (RJ), Brasiléia (AC), Tauá (CE), Cariacica (ES), Taiobeiras (MG), Princesa Isabel (PB), Parnamirim (RN) e em Canoinhas (SC), em que todos que precisavam fazer diagnóstico de câncer de mama e exames ginecológicos receberam o atendimento. O mesmo aconteceu em Ribeirão Preto (SP) e Ariquemes (RO) para aqueles que esperavam por cirurgia de catarata.
Carreta Oftalmológica
Com mais de 1,2 mil procedimentos cirúrgicos realizados em todas as carretas oftalmológicas do programa, 1 mil pessoas voltaram a enxergar. Essas unidades móveis ofertam, também, outros procedimentos como mapeamento de retina e ultrassom ocular. No RN, a carreta oftalmológica se encontra na cidade de Santa Cruz.
Mais acesso e cuidado especializado
Para desafogar a demanda por atendimento especializado nos estados e municípios, o Agora Tem Especialistas tem em andamento várias ações, com a mobilização da estrutura de saúde da rede pública e privada. Para aumentar a oferta de atendimento do SUS e reduzir o tempo de espera, oferece, além das carretas, mutirões, ampliação do horário de atendimento em policlínicas, provimento de mais médicos especialistas, atendimento aos pacientes da rede pública em hospitais privados, entre outros.
Fonte: Ministério da Saúde > saiba mais
Foto: Carmem Felix/AssecomRN
©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn

0 comentários:
Postar um comentário