acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 11 de outubro de 2025

Inscrições para 81 vagas do Mais Médicos Especialistas no RN seguem até este domingo (12)

 Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS


Ministério da Saúde está com inscrições abertas até o próximo domingo (12) para a segunda chamada do Mais Médicos Especialistas, iniciativa do programa Agora Tem Especialistas para ampliar o acesso a atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). No Rio Grande do Norte, estão disponíveis sete vagas imediatas e 74 para cadastro reserva em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública.

O programa do governo federal, que visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, permite que os médicos indiquem os locais onde desejam atuar, entre quase três mil postos de serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública de saúde. disponíveis em todo o país.

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, explica que 320 médicos, convocados na primeira chamada, já começaram a atuar pelo programa em 156 municípios de todas as regiões do país. Agora, as inscrições estão abertas para que mais profissionais possam se inscrever.

“Foram abertas vagas em mais serviços e, conforme a indicação que o médico faz do local de interesse, será avaliada a disponibilidade de cursos de aprimoramento. A alocação das vagas considera essa análise. Por isso, é importante que os médicos façam a inscrição, indiquem o serviço em que desejam atuar e contem com o suporte de hospitais de excelência para se atualizar e ter o apoio de outros especialistas nas ações desenvolvidas”, destaca o secretário.

As inscrições podem ser feitas na plataforma da UNA-SUS, com o preenchimento de formulário. Os aprovados serão chamados em futuras convocações, de acordo com a disponibilidade de vagas nas instituições formadoras. Para isso, precisam ser especialistas nas áreas de anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia oncológica, ginecologia, endoscopia, coloproctologia, gastroenterologia, obstetrícia, cardiologia, oncologia clínica, radiologia e otorrinolaringologia.

Trabalho e aprimoramento profissional

Além de reforçarem o atendimento em hospitais e policlínicas do SUS, os médicos especialistas aprovados passarão por um aprimoramento profissional, em sua área de formação. Esse curso será ministrado por profissionais de excelência de hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e da Rede Ebserh. Assim, o SUS terá especialistas cada vez mais atualizados.

Serão 16 horas semanais dedicadas à prática assistencial em unidades do SUS e quatro horas semanais de atividades educacionais, que incluem mentoria remota e imersões em serviços de referência.

Cada curso terá duração de 12 meses. Estão incluídos temas como cirurgia coloproctológica com foco em tumores colorretais; cirurgia ginecológica com foco em tumores ginecológicos; oncologia clínica: cânceres prevalentes no SUS; radioterapia: planejamento e execução no SUS; e ultrassonografia mamária diagnóstica e intervencionista.

Fonte: Ministério da Saúde

Imagem relacionada ao tema/divulgação

©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template