acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 8 de maio de 2021

Casa Durval Paiva alerta sobre diagnóstico precoce dos Neuroblastomas

Integrando as atividades da Campanha do Diagnóstico Precoce 2021, a Casa Durval Paiva está realizando um trabalho intensivo de divulgação de sinais e sintomas dos cânceres que mais acometem crianças e adolescentes. Neste mês de maio, a neoplasia destacada é o neuroblastoma, que é o terceiro tipo de câncer, com maior incidência na infância e adolescência.

A doença cresce em partes do sistema nervoso ou nas glândulas adrenais e não se sabe, exatamente, qual a causa. A doença acomete lactentes e crianças até 10 anos de idade, sendo 80% dos casos em menores de 05 anos e, nas lactentes, geralmente, no primeiro ano de vida. Os fatores de risco são desconhecidos, contudo, entre 1% a 2% dos casos, as crianças herdam a predisposição de desenvolver a doença de um dos pais.

Seus sintomas variam, de acordo com a parte que foi afetada, e podem apresentar hematomas, diarréia, perda de apetite e de peso, dor de cabeça, tontura, entre outros. Para ser diagnosticado, é necessária uma tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM), biópsia e, algumas vezes, análise da medula óssea e exames de urina.

É imprescindível estar atento aos sinais e sintomas, em caso de suspeita, procure um médico. As chances de cura do câncer infantojuvenil são de até 80%, se for diagnosticado precocemente.

Acompanhe as redes sociais da Casa Durval Paiva e conheça todos os sintomas e ações, que estão sendo realizadas pela instituição. Entre elas, lives mensais, distribuição de cartilhas de orientação, reuniões online - junto à equipe pedagógica das escolas, bem como, capacitação e sensibilização de profissionais da área de saúde.

imprensa@casadurvalpaiva.org.br

Michelle Phiffer/Assessora de Imprensa

Imagem relacionada à divulgação

©2021 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/ 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template