acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Começa nesta quinta a 2ª fase da pesquisa com a população para estudos sobre a Covid-19


O Ministério da Saúde apoia financeiramente a pesquisa que no RN será realizada em Natal, Mossoró e Caicó pelo IBOPE

Tem início nesta quinta-feira (4), a segunda fase da pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”, que tem o apoio financeiro do Ministério da Saúde e trabalho de campo executado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do RS. No Rio Grande do Norte foram escolhidos três municípios para a realização da pesquisa: Natal, Mossoró e Caicó. A primeira fase da coleta aconteceu no período de 14 a 21 de maio.

A pesquisa em campo vai até o dia 6, sábado, e os resultados serão utilizados para auxiliar na tomada de decisão, na definição de estratégias para diminuir a disseminação do novo coronavírus, na estimativa de recursos hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia em articulação com os gestores estaduais e municipais de saúde.

Como na primeira etapa, será aplicado um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas da Covid-19 nos últimos 30 dias e realização de um teste sanguíneo rápido por punção digital. As pessoas selecionadas para a amostra do inquérito populacional serão informadas sobre os objetivos do estudo, riscos e vantagens. Se houver qualquer desconforto, o participante poderá desistir a qualquer momento.

O material e as informações somente serão coletados após assinatura do termo de consentimento livre e informado. As pessoas testadas em campo terão um número de telefone celular registrado para que possam receber informação sobre o resultado do teste. Os casos positivos serão informados às Secretarias Municipais de Saúde e à Secretaria de Saúde do Distrito Federal para providências necessárias.

Representantes do Ministério da Saúde, da UFPel e do IBOPE fizeram uma análise da atuação da equipe de entrevistadores durante a coleta de dados da primeira fase. Com isso, para as próximas etapas, foi reforçada a necessidade de adequar a abordagem dos entrevistadores com os munícipes, atentar às recomendações sobre o uso dos equipamentos de proteção individual - EPI, o armazenamento e o descarte dos insumos utilizados.

O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) conta com o apoio das Superintendências Estaduais do Ministério da Saúde (SEMS) para articular com as Secretarias Estaduais de Saúde e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, na perspectiva de possibilitar a execução da pesquisa, primando pela aceitação da população e pela segurança dos entrevistadores. Nesse sentido, a importância de reforçar a necessidade de ampla divulgação nos 133 municípios da pesquisa em todo o país, informando sobre a relevância do estudo e combatendo a circulação de notícias falsas.

Contatos

Para esclarecimentos de dúvidas, a SAPS solicita entrar em contato com a assessoria técnica do Departamento de Saúde da Família, pelo telefone (61) 3315-9044 ou pelo e-mail: desf@saude.gov.br. O contato também pode ser feito com a coordenação da pesquisa em campo, pelos telefones (11) 3069-9502, 3335-8610, 3315-8583, 3315-8606, 3315.8610, bem como pelo 0800.8005000, ou via e-mails:pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.compesquisa.covid-19@ufpel.edu.br.

Por Nucom MS/RN

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template