acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil ressalta a importância do Diagnóstico Precoce

Chances de cura superam os 70%, com a descoberta da doença ainda em fase inicial

O Dia 15 de Fevereiro foi instituído como Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil no ano de 2002, durante a Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer (ICCPO). A data tem o objetivo de ressaltar a importância do diagnóstico precoce nas crianças e adolescentes, para que o tratamento seja iniciado rapidamente, aumentando as chances de cura.

No entanto, segundo o Oncologista Pediatra Paulo Diogo, que atende as crianças assistidas pela Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), o diagnóstico precoce ainda não é uma realidade no nosso país. “Infelizmente, a população nem sempre tem acesso a pessoas capacitadas para diagnosticar essas neoplasias, e relevam sintomas que são muito semelhantes à outras doenças. Dessa forma, não chegam a ir ao médico, e várias crianças deixam de ser diagnosticadas cedo por falta de educação em saúde”, disse o médico.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2020 é de 8.460 novos casos de câncer infantojuvenil, sendo menor que a estimativa de 2019, que foi de 12.500 novos casos, mas de acordo com o Dr Paulo, esse número não significa uma redução de fato. “Essa estimativa pode estar relacionada a falta de conhecimento, e à desatenção com os sintomas iniciais do câncer, por isso é importante reforçar que se os pais observarem perda de cabelo, palidez, emagrecimento rápido e caroços, principalmente acima de 2cm, a ida ao médico na rede básica é fundamental, para que seja iniciada a investigação do estado de saúde da criança”, disse.

E no caso de crianças e adolescentes cujos pais ou familiares já tiveram algum tipo de câncer, qualquer sintoma, como os já citados, precisam ser investigados mais a fundo. “Diferente dos adultos, que são expostos a maus hábitos de vida, como o tabagismo e o alcoolismo, para a população infantil é muito importante trabalhar o diagnóstico precoce, pois geralmente o câncer está ligado à genética desse paciente. As chances de cura são altas e podem superar os 70%. É importante ainda que os pais orientem essas crianças e adolescentes para que após o tratamento, a vida passe a ser sempre saudável, com uma boa alimentação, a prática de exercícios e uma vida adulta longe de perigos como o álcool e o cigarro que podem ser mais prejudiciais a eles”, finalizou o médico.

Sobre a AAPCMR



A Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região – AAPCMR é uma instituição filantrópica que oferece auxílio a pacientes que precisam vir a Mossoró para o tratamento oncológico.

A instituição conta com duas Casas de Apoio, sendo uma unidade infantojuvenil, e outra para o acolhimento de adultos, onde os pacientes e acompanhantes ficam hospedados durante o tratamento. Eles recebem gratuitamente todas as refeições diárias, e tem acesso à consultas médicas e projetos realizados nas Casas de Apoio.

A AAPCMR tem ainda o Núcleo de Apoio em Pau dos Ferros, onde pacientes de 36 municípios do Alto Oeste são assistidos na fase de diagnóstico. No Núcleo, profissionais da saúde, oferecem atendimento médico, de Psicologia, Nutrição, e Fisioterapia de forma voluntária, e há também a realização de projetos sociais, como a distribuição de cestas básicas.
Assessoria AAPCMR Casa de Apoio
Jeniffer Rocha/Assessora de Comunicação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template