acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

PAX é tema de nova reunião com consultor sênior do Banco Mundial


A equipe multi-institucional que trabalhou na elaboração dos estudos que embasam o projeto de instalação, viabilidade e governança do Parque Científico e Tecnológico do Rio Grande do Norte - o qual ganhará o nome de Augusto Severo/PAX, esteve reunida na tarde desta terça-feira, 15, com o consultor sênior do Banco Mundial, o economista Xavier Cirera. Através de vídeo conferência na sala de reuniões da Secretaria Extraordinária de Gestão de Projeto e Metas, membros do Governo do Estado e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) esclarecem dúvidas levantadas pelo economista em relação ao projeto, entregue ao Banco Mundial no fim do mês de setembro.

“Um projeto desta magnitude é preciso responder a alguns aspectos, tais quais a necessidade de um parque tecnológico e como ele é um instrumento de inovação. Particularmente, estou convencido da pertinência e do objetivo da ação”, colocou Xavier Cirera. O secretário estadual Fernando Mineiro pontuou que o PAX é visto como importante espaço de trabalhar a ciência e tecnologia como ferramenta de desenvolvimento do RN e que há um cuidado especial, que permeia o projeto, em relação à manutenção e o custeio do espaço.

O professor da UFRN Jesus Leodaly Salazar Aramayo explicou pontos específicos do estudo de viabilidade econômico financeira. “A análise da proposta leva em consideração o amadurecimento gradual do Parque como ecossistema de inovação, e o plano estratégico trabalha com três fases de expansão, com espaços customizados para empresas incubadas, aceleradoras e associadas, o que leva em consideração os tamanhos delas”, descreveu o docente do Departamento de Engenharia de Produção. Ao todo, o espaço de 50 hectares do Parque prevê a oferta de 118 lotes dispostos em 11 quadras.

“O espaço é diferenciado, pois permite um ambiente propício para a construção de um ecossistema de interação e aproximação com o setor produtivo. O parque oferece a opçao de não apenas fornecer o conhecimento, mas que esse conhecimento gere empresas dentro do estado”, afirmou o diretor da Agência de Inovação da UFRN, Daniel Pontes. Com um parque tecnológico em funcionamento, mas focado em Tecnologia da Informação, o diretor do Parque Metrópole Digital, Anderson Cruz, falou a respeito da expertise em governança de parques adquirida pela UFRN e os números alcançados em pouco tempo. “Já sofremos atualmente com a falta de espaço para ‘tracionar’ mais empresas”, destacou.

Ambiente de empreendedorismo adequado e propício para a cooperação entre academia e setor produtivo no desenvolvimento de soluções inovadoras, o PAX será uma associação sem fins lucrativos, cujas receitas serão investidas no incremento e qualificação de sua estrutura e atividades. O Parque tem vocação inicial nas áreas de energias, reabilitação em saúde e tecnologia de informação, com ampla oferta de espaços e serviços para as entidades apoiadoras e empresas. No terreno de 50 hectares que será destinado, na cidade de Macaíba, já há uma estrutura física construída de 15 mil metros quadrados. “Da parte das universidades, há o programa de incubação e o programa de empresas juniores. A academia está alerta para o engajamento em procurar e encontrar soluçoes tecnológicas. Esse é um dos aspectos que levanto para afirmar que não há mais razão para adiar a existência desse parque”, defendeu a assessora especial para o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), Ângela Maria Paiva Cruz. [ASCOM - Agência de inovação da UFRN]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template