acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Você já parou para pensar sobre o que come?

Alunos da Casa Escola, sim, pesquisaram e refletiram sobre os muitos aspectos da alimentação. Os resultados serão apresentados sexta-feira (20) e sábado (21), em uma exposição pedagógica

Antes de chegar à nossa mesa, a comida passa por diversos processos sobre os quais, muitas vezes, não paramos para refletir. Foi isso o que fizeram os alunos do Instituto Educacional Casa Escola (IECE), desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, nos últimos meses. O resultado de todo esse trabalho vai ser apresentado na 28ª Exposição Pedagógica, que acontece sexta-feira (20) e sábado (21), a partir das 16h30 e das 8h30, respectivamente, na sede da instituição.

Durante as muitas pesquisas que desenvolveram, os alunos observaram que a comida vai muito além de suprir uma necessidade básica do ser humano: impacta diretamente na economia mundial, no meio ambiente, na cultura. Ela pode ser o símbolo de um povo, de crenças religiosas, de saúde ou da atividade econômica de uma comunidade.

O tema “Comida” tem sido trabalhado nas salas de aula durante todo o ano letivo da Casa Escola, sempre de maneira diversificada e interdisciplinar. “Este tema nos surpreendeu pela sua dimensão e complexidade, tanto que, definir o que pautar, foi o primeiro desafio no processo de pesquisa dos estudantes”, frisa Priscila Griner, diretora do Instituto Educacional Casa Escola.

Na Exposição, os alunos vão apresentar os trabalhos resultados das pesquisas e as reflexões sobre o tema, dentro do contexto estudado. “Açúcar: da economia à alimentação, mocinho ou vilão?”, por exemplo, é a pesquisa sob a responsabilidade dos alunos dos 4° anos.  Eles fizeram uma extensa análise sobre os produtos que adoçam nossa comida relacionando aos aspectos históricos, econômicos, nutricionais e culturais. Para a Exposição, estão preparando, junto com a equipe de Robótica, uma réplica de máquina de moer cana de açúcar.

Já os pequenos do Grupo III pesquisaram a relação da comida com os contos de fadas no projeto “Das histórias infantis às receitas das famílias”. Eles refletiram, por exemplo, sobre que tipo de comida vai na cesta da Chapeuzinho Vermelho, sobre os ingredientes da feijoada do Senhor Ratão, que seria servida no baile da Dona Baratinha, sobre as comidas do baile da Cinderela.

Para explorar a culinária com itens dos contos de fadas, como a abóbora que se transforma em carruagem, os pais da turma se propuseram a participar junto com as crianças, para também provar, que em dias atuais, os "príncipes" também vão para a cozinha preparar comidas e lavar a louça.

Assim, um dos pais preparou uma receita de pão de abóbora em referência ao conto da Cinderela; outro fez panqueca de maçã em homenagem à Branca de Neve. Tudo com a participação ativa das crianças na elaboração das receitas. Sobre a história da Dona Baratinha e o João e o pé de feijão teve, é claro, degustação de caldinho de feijão, quando a nutricionista da escola foi à sala de aula falar sobre os tipos de feijões que vão para a nossa mesa. As crianças trabalham agora na apresentação para a Exposição Pedagógica com a história popular “A sopa de Pedra”.

“Esperamos que a Exposição Pedagógica seja um local de reflexão para alunos, pais e visitantes e também provoque uma mudança de consciência em relação ao planeta e à saúde, diante de um maior entendimento sobre o que se come e como come”, enfatiza Priscila.

A abertura da Exposição é um grande encontro de todas as famílias que vão prestigiar as apresentações artísticas dos alunos (música, tecido aéreo, coral, teatro). Na programação também haverá uma feira com alimentos orgânicos, exposição de livros de editoras, além de demonstração de materiais de fantoche. [por assessoria de imprensa]
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template