acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 14 de setembro de 2019

Projeto do Parque será apresentado neste mês ao Banco Mundial


A equipe multi-institucional que trabalha na elaboração do Estudo de Viabilidade e Plano de Negócios do Parque Científico e Tecnológico do Rio Grande do Norte – o qual ganhará o nome de Augusto Severo/PAX, prepara os ajustes finais aos documentos para apresentação, neste mês de setembro, ao Banco Mundial, com vistas a aprovação de empréstimo ao Governo do Estado para sua implantação.

O Estudo de Viabilidade Técnica e Econômico-Financeira foi apresentado e providências necessárias foram encaminhadas em reunião na Secretaria Estadual de Gestos de Projetos e Metas do Estado, realizada no início da tarde desta terça-feira, 10, com a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, FAPERN, prefeituras de Macaíba, Natal e São Gonçalo do Amarante, Fecomércio, Fiern e Instituto Santos Dumont.

A Assessora especial do gabinete que coordena o projeto do Parque, Angela Maria Paiva Cruz, frisou que o custo de operação do PAX é razoável, está bem fundamentado e, acima de tudo, permite a implantação de um projeto duradouro, caso investimentos públicos e do setor privado sejam agregados. Ela acrescentou que as questões sobre apoio e investimentos no Parque estão sendo discutidas pelas instituições parceiras, com prazo até 17 de setembro para envio das informações à coordenação do projeto.

“Outro aspecto, paralelo a este movimento, são as reuniões que estão ocorrendo com empresas e associações interessadas e visitas ao prédio onde o PAX será instalado. O estudo mostra claramente a necessidade de investimento para disponibilizar a infraestrutura básica para a viabilizar o Parque como um todo. Sobretudo para a disponibilização dos lotes de terrenos para futuras instalações de laboratórios e centros de pesquisa e inovação por parte das instituições interessadas no ecossistema de empreendedorismo inovador”, colocou Angela Paiva.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, já havia colocado que será “uma boa oportunidade de mostrar que o projeto é viável e tem premissas consistentes para a operacionalização”. O secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas do Governo do Estado, Fernando Mineiro, confirmou a realização da visita técnica do Banco Mundial entre os dias 23 e 27 de setembro ao RN, momento no qual a explanação sobre o projeto do Parque Científico e Tecnológico será feita.

Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX

Localizado na cidade de Macaíba/RN e uma área prevista de 50 hectares, o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX está inserido em um ambiente de inovação proveniente da parceria entre Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação/ICTs, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Federação das Indústrias, Federação do Comércio, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e prefeituras da Região Metropolitana de Natal.

O PAX tem vocação inicial nas áreas de energias, reabilitação em saúde e tecnologia de informação com ampla oferta de espaços e serviços para as entidades apoiadoras e empresas. O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo contará também, em seu ecossistema, com incubadora e aceleradora de empresas, oferta de serviços de propriedade intelectual através da Agência de Inovação da UFRN e de diversos laboratórios de  pesquisa e inovação das ICTs associadas.
Enviado por Wilson Galvão
wilsongalvao@reitoria.ufrn.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template