acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Profissionais da saúde participam de capacitação na região Seridó


PlanificaSUS realiza primeiro workshop na região do Seridó potiguar

Profissionais da Atenção Primária e da Atenção Especializada do Seridó potiguar participaram do 1º Workshop de Planificação em Saúde, estratégia que visa garantir melhorias nos serviços da atenção básica ofertados à população.

O workshop aconteceu na segunda (19) e nesta terça-feira (20) e capacitou 63 turmas em três diferentes cidades da região, Caicó, Currais Novos e Parelhas, mobilizando quase 2000 profissionais de saúde da região. O trabalho, adotado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), é proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde e que conta com a parceria do Hospital Israelita Albert Einstein.

Os encontros foram realizados pela Sesap por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, da Coordenadoria de Promoção à Saúde e do Grupo Condutor Regional do PlanificaSUS. O primeiro tema trabalhado foi a integração da Atenção Primária e da Atenção Especializada nas Redes de Atenção à Saúde. O momento foi de alinhamento teórico, com a abordagem de conceitos centrais do projeto, para isso foi realizado estudo dirigido, leitura de texto de apoio, trabalho em grupo, sempre com debates.

A proposta é que o desenvolvimento do projeto ocorra até 2020 e que ao final as unidades da APS e AAE apresentem macro processos organizados e integrados a partir do Modelo de Atenção às Condições Crônicas, permitindo melhor gestão do cuidado oferecido aos usuários, além da aptidão para que seja possível a expansão do PlanificaSUS para as demais regiões do Rio Grande do Norte.

“O grande objetivo é darmos respostas satisfatórias e com qualidade para a população que está no território da atenção primária. Com a planificação, pretende-se classificar o usuário de acordo com a gravidade do caso que possui para que encaminhemos à atenção especializada só os casos de alto e muito alto risco”, destacou Sandra Sperotto, facilitadora do Conass.

Capacitação para tutores

Na estrutura para o desenvolvimento do PlanificaSUS na região, estão os tutores, profissionais de saúde que trabalham no município da região e que prestam apoio técnico operacional e educação à Estratégia Saúde da Família e à construção dos processos do trabalho na APS.

Nesse sentido, nesta terça-feira, também foi promovido um curso específico para os tutores do projeto no Seridó. Essa capacitação foi ministrada pelo facilitador Gilmário Rebouças, do Hospital Israelita Albert Einstein. [Ascom Sesap]
Foto  relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template