acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Especialista dá dica de como garantir vida longa às empresas

Especialista alerta: uma em cada quatro empresas não sobrevive após o primeiro ano. É preciso atentar aos indicadores de saúde financeira

A taxa de mortalidade de empresas no Brasil é alta. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maioria das empresas fecham em menos de cinco anos de atividade. Dos empreendimentos que abriram em 2010, por exemplo, apenas 37,8% sobreviveram até 2015. Outro dado alarmante é que uma em cada quatro empresas não sobrevive após o primeiro ano, mas esse cenário pode ser diferente se os empresários atentarem para a saúde da empresa.

A contadora e sócia da Rui Cadete Consultores, Karina Dias, faz uma analogia entre a vida humana e a de uma empresa. “Da mesma forma que as pessoas precisam ter cuidados com alimentação, exercícios físicos e fazer acompanhamentos regulares para se prevenir de doenças, as empresas também devem adotar algumas atitudes que vão garantir sua saúde e crescimento”, destaca Karina.

Pode ser considerada uma empresa saudável aquela que tem condição de, por meio da venda de seus produtos ou serviços, gerar lucros e permanecer atuante com harmonia entre receita e despesa, mantendo as contas e obrigações em dia. Para acompanhar o andamento do empreendimento é necessário estar de olho em alguns pontos importantes que indicam a boa saúde financeira. Um deles é o fluxo de caixa, que deve ser analisado diariamente.

“Para reverter um quadro de fluxo negativo, existem algumas estratégias, as quais devem ser criteriosamente avaliadas, como adiantar títulos a vencer, prorrogar os prazos de pagamentos, analisar a estrutura dos custos, despesas fixas e estoques e contrair empréstimos bancários”, aconselha Karina.

Outros indicadores essenciais nessa avaliação empresarial são a liquidez, endividamento, rentabilidade e vendas. “O Funil de Vendas demonstra a jornada percorrida pelo cliente desde o primeiro contato com sua empresa ou seu produto até a conclusão da contratação. Ao analisar o Funil de Vendas, você tem condição de saber as perspectivas de negócios em relação às metas estipuladas”, explica a especialista.

Para manter um bom nível em todos os indicadores e garantir que a empresa não se torne mais um número da taxa de mortalidade, o ideal é contar com um acompanhamento contábil e fiscal especializado. “O contador está para a empresa, como o médico é para a vida humana: aquele que irá diagnosticar e prescrever as melhores soluções para garantir a vida longa”, finaliza a sócia da Rui Cadete Consultores. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template