acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Cobertura Universal de Saúde mobiliza Cúpula do G20 no Japão

Líderes das principais economias do mundo reconhecem a importância do financiamento da cobertura universal da saúde nos países em desenvolvimento

A cobertura universal da saúde é a base para o crescimento econômico sustentável e inclusivo.  Esse é o entendimento compartilhado pelos líderes dos países-membros do G20, que, reunidos nesta sexta-feira (28), em Osaka, no Japão, também reconheceram a importância do financiamento nos países em desenvolvimento. Além disso, e em consonância com as medidas que já vêm sendo adotadas pelo governo brasileiro, o fortalecimento da Atenção Primária foi apontado como a fundamental para a cobertura universal da saúde e para a redução das desigualdades.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, integra a delegação brasileira da 14ª Cúpula do G20, dada a relevância do tema financiamento em saúde. Durante a participação na reunião conjunta entre ministros da Saúde e da Economia do G20, Mandetta afirmou que a cobertura universal da Saúde é uma questão central na agenda global. “O Brasil fomentou discussões na região das Américas para ampliar esse conceito, incluindo a perspectiva do acesso universal, que compreende a possibilidade de a população usar efetivamente serviços de saúde abrangentes, apropriados, oportunos e de qualidade, quando necessário”, destacou.

Sobre a importância da Atenção Primária para a saúde global, o ministro reforçou que essa é uma das principais metas do Brasil, que já vem trabalhando, desde o início desta gestão, em ações voltadas para essa área.“Reconhecemos a importância de aumentar a eficiência e o desempenho dos sistemas de saúde, alocando recursos para o nível de Atenção Primária, que precisa estar organizada em torno de pessoas e não de doenças. Essa é uma maneira eficiente e econômica de organizar um sistema de saúde”, afirmou o ministro Mandetta.

Entre ações já em execução no Brasil, estão o reforço do atendimento nas unidades de Saúde da Família e a ampliação das coberturas vacinais. Segundo Mandetta, o ressurgimento de doenças que podem ser prevenidas pela imunização é uma ameaça real para todos os países, independentemente de seu estágio econômico de desenvolvimento. “Todos devemos fortalecer nossos compromissos de ampliar as coberturas globais de vacinas”, finalizou. [Da Agência Saúde > Saiba mais]
Foto: Alan Santos/PR
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template