acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 14 de maio de 2019

Lançamento da campanha “Emissão Zero de Carbono em Natal” nesta quarta na UFRN


No dia 16 de maio, das 11h às 13h, a ONG Baobá, a Rede Eu Sou Do Amor e o SOS Mangue/RN, convidam para o lançamento da campanha Emissão Zero de Carbono em Natal, projeto de lei de iniciativa popular de conscientizar as pessoas sobre o aquecimento global com as mudanças climáticas, na necessidade de seguir plantando mais árvores dentro do perímetro urbano, andar menos de carro, trocando-os pelo uso da bicicleta, ônibus e pelo trem.

Uma equipe formada por integrantes da ONG Baobá, da Rede Eu Sou Do Amor e do SOS Mangue/RN, estará na UFRN, no Centro de Convivência, conversando com as pessoas para colher assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular, cuja proposta é eliminar as fontes de carbono de toda energia que abastece a cidade do Natal, e que todo o transporte público seja de matriz elétrica, até o ano de 2035.

Tal política pública deve conter instrumentos como: incentivos fiscais, subsídios governamentais e outros para viabilizar a atração das indústrias produtoras de energia e de veículos elétricos, para sua produção e aquisição, facilitando o uso à população e às instituições públicas.

Segundo um relatório feito por cientistas do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático, a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera é a maior dos últimos 3 milhões de anos, e boa parte dessa poluição vem justamente da queima dos combustíveis fósseis, entre outras atividades humanas, ampliando o efeito estufa.

A emissão de CO2 na atmosfera é o principal causador do aquecimento global, gerando eventos meteorológicos extremos, como: temperatura mais elevada, chuvas torrenciais, ondas de calor, secas, oceanos mais ácidos (afetando a vida marinha) e aumento no nível do mar (pondo em risco de alagamento inúmeras cidades ao longo da costa marinha mundial).

Atualmente, a pegada humana causa a eliminação de 200 espécies de vida no planeta e os efeitos do aquecimento global na econômica mundial e saúde pública estão sendo negativa e velozmente contabilizados em bilhões de dólares, com tendência de aumento a cada ano.

Segundo a EMBRAPA, o agronegócio brasileiro pode perder R$ 7,4 bilhões em 2020, e o dobro, em 2070.

Também é importante fazer com que o Brasil implemente, de forma integral, as atribuições do “Acordo de Paris” sobre Mudanças do Clima, pacto climático assinado por mais de 195 países para conter a emissão de gases de efeito estufa.

Aqueles que quiserem se engajar na luta por uma Natal mais ecológica, fazendo coro a esse Projeto de Lei de Iniciativa Popular para Emissão Zero de Carbono em nossa cidade, sejam bem vindos. Lembramos para assinar o projeto é necessário que o cidadão seja eleitor do município de Natal (estamos abertos a pessoas de todas as correntes e pensamentos político-filosóficos).

Universidades e escolas que tenham interesse em levar o formulário para seu corpo docente e discente assinarem, favor entrar em contato com Haroldo Mota: 84 98845-4603.

Zelando por nossa cidade, estamos também salvando nosso planeta e melhorando a qualidade de vida em toda a biosfera.

Serviço

“Emissão Zero de Carbono em Natal”

Data: 16.05.2019 (quinta-feira)

Local: UFRN – Centro de Convivência

Horário: 11h às 13h

Proposta: Projeto de Lei de Iniciativa Popular

Realização:

ONG Baobá, SOS Mangue/RN e Rede EuSouDoAmor

Informações:

84 98845.4603 - 99113.5025 - 99942.9020
Haroldo Mota
haroldofmota@gmail.com

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template